QUATRO RODAS de Janeiro: os elétricos que vão invadir o Brasil em 2019

Testamos com exclusividade Chevrolet Bolt, Nissan Leaf e Renault Zoe, e mais: especial conta tudo que você sempre quis saber sobre híbridos e elétricos

O futuro já chegou. Se antes os modelos eletrificados pareciam uma realidade distante, principalmente em um país carente de estrutura como o Brasil, a partir de 2019 a tendência é que eles invadam nossas ruas com rapidez. Estamos preparados?

QUATRO RODAS se antecipou e testou com exclusividade três modelos 100% elétricos cujas vendas no mercado brasileiro já estão confirmadas para este ano: Chevrolet Bolt, Nissan Leaf e Renault. Quais são suas vantagens? No que ainda pecam? As respostas estão lá.

Também fomos até Abu Dhabi experimentar o Audi e-tron. Ele promete aliar a energia limpa dos elétricos ao porte de SUV, com desempenho esportivo e autonomia de carro a combustão. Fomos conferir se consegue cumprir tudo isso.

Edição 717 da QUATRO RODAS está eletrizante

Edição 717 da QUATRO RODAS está eletrizante (Arte/Quatro Rodas)

Nosso especial sobre híbridos e elétricos tira ainda outras dúvidas: quais modelos eletrificados são oferecidos no Brasil hoje; quanto custa manter; quais as diferenças técnicas entre eles; o que tem a dizer quem já possui um veículo assim.

Voltando ao universo do ciclo Otto, colocamos o recém-chegado Citroën C4 cactus frente a frente com outros quatro SUVs compactos de R$ 85.000 para responder qual vale mais a pena. Creta, Kicks, EcoSport e Renegade também estão na disputa.

Ainda, mostramos como ficou – e como acelera – o Chevrolet Camaro 2019, que chega para tirar o atraso tecnológico em relação ao Ford Mustang.

No Longa Duração, acompanhe como está se saindo o Toyota Prius.

Outras novidades para todos os bolsos e gostos são:

  • Chery Tiggo 5X e Arrizo 5: tiro duplo para provar que carro chinês vai além do recheio
  • BMW Série 3: melhor em todos os sentidos, é o próximo BMW a ser feito no Brasil
  • Honda Accord: um japonês equiparável aos sedãs premium alemães, menos no preço
  • JAC T50: sobram equipamentos para compensar dirigibilidade carente em refinamento
  • Usado do mês: Ford Focus vai sair de linha, mas vira boa pedida no mercado de seminovos
  • Blindagem de fábrica: Audi cobra caro para vender o Q5 com proteção balística
  • Segredo: descobrimos qual será o destino dos Peugeot 208 e 2008 no Brasil

E MAIS: Correio Técnico, Via Expressa, Produtos para Carro, Clássicos, Novas Tecnologias, Jeremy Clarkson, Ranking de Testes, Top Ten…


Carta ao leitor

Nova matriz energética

Talvez você não tenha notado, mas está vivendo uma revolução na mobilidade parecida com a do início dos anos 1910. Na época, o mundo passava de um cenário em que o melhor veículo era o que tinha mais cavalos a a maior carruagem para um novo universo de automóveis queimando gasolina. Agora estamos trocando a lógica de motores cada vez menos poluentes para a do veículo elétrico ou, em breve, um carro que você nem sequer precisará dirigir.

Antes que digam que isso é preocupação de americano ou europeu, aviso que já é realidade brasileira. GM, Renault e Nissan surpreenderam no Salão do Automóvel, em novembro, ao anunciar que começariam a vender modelos elétricos, já com seus preços.

Ali nascia a capa desta QUATRO RODAS: ela é o retrato da nova matriz do mercado brasileiro. A partir de agora, todos vão querer conhecer melhor esse movimento. É claro que as coisas ainda demoram para acontecer. Mas tudo indica que essa mudança é tão inevitável quanto foi a troca dos cocheiros pelos motoristas.

Para adiantar essa nova onda, mobilizamos toda a redação da QUATRO RODAS. Até quem acabou de chegar, como o editor-assistente Leonardo Felix, 31 anos. Quando esta edição especial já estava em andamento, Léo recebeu a tarefa de entrevistar donos de elétricos para entender como eles lidam com essa inovação no dia a dia. Ao contrário do que se pensa por aí, eles curtem carro, sim. E Léo sabe reconhecer essa paixão: “Desde criança, sempre gostei de automóvel. Herdei a paixão do meu pai, que teve Chevette, Escort, Monza, Del Rey… E depois um tio que era vendedor de usados me ensinou alguns segredos desse mundo”.

Leonardo Felix: sangue novo na QUATRO RODAS para entender o desafio do carro elétrico

Leonardo Felix: sangue novo na QUATRO RODAS para entender o desafio do carro elétrico (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em paralelo, a matéria de capa ganhava forma nas mãos do jornalista ideal para essa tarefa, um legítimo integrante da geração que dará as boas-vindas aos elétricos, o repórter Henrique Rodriguez. Ele só tem 25 anos, mas escreve com a autoridade de alguém que cobre o setor há nove anos e a experiência de quem já testou um BMW i3 entre São Paulo e Rio usando apenas eletricidade.

Ao mesmo tempo, o repórter Rodrigo Ribeiro (31 anos, sendo 12 na área) dirigia o Audi e-tron, também movido só a baterias, na estreia mundial em Abu Dhabi. E o colega Gabriel Aguiar (25 de idade e cinco de mercado) preparava a matéria com as dúvidas do admirável mundo novo da eletrificação sobre rodas. Até o veterano Paulo Campo Grande (54 anos de vida, 27 de carreira) entrou na roda: preparou o guia das diferenças entre todos os tipos de de híbridos e elétricos.

Mas como o motor a combustão ainda é presença obrigatória na nossa vida (que bom!), o PCG fez questão de avaliar cinco SUVs abaixo de R$ 85.000 e indicar o melhor, e o editor Péricles Malheiros (44/26 anos) se deliciou ao volante do novo Camaro.

Enquanto a nova matriz energética não chega à sua garagem, a velha vai acelerando nosso coração.

Zeca Chaves
Redator-chefe
zeca.chaves@abril.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Remarkable! Its really amazing piece of writing, I have got much
    clear idea regarding from this article.

  2. Very shortly this website will be famous amid all blogging visitors, due to it’s fastidious posts

  3. Right here is thhe right web site for everyone who wishes to
    understand this topic. You realize so much its almost tough to
    argue with you (not that I really would want to…HaHa).

    You definitepy put a brand new spin on a topic
    that’s been written about for ages. Wonderful stuff, just excellent!