Clique e assine com até 75% de desconto

Quadrilha que praticava fraudes contra seguradoras de carros é desmanchada

Investigação foi feita em conjunto por três estados e tem 108 detidos

Por Rodrigo Furlan/Foto: Ricardo Beníchio Atualizado em 9 nov 2016, 14h42 - Publicado em 8 out 2015, 12h10
fabricantes

Uma grande quadrilha especializada em praticar fraudes contra seguradoras de veículos foi desmantelada numa atuação em conjunto dos estados de Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. Numa operação policial realizada na quarta-feira (7), foram detidas 108 pessoas acusadas de envolvimentos no esquema.

A base da quadrilha era formada por quatro aliciadores que agiam no Rio de Janeiro. Eles compravam carros de segurados, enviavam para Santa Catarina em caminhões, desmanchavam o veículo e revendiam as peças para 46 estabelecimentos comerciais em 19 cidades. Uma vez concluído esse processo, o proprietário original entrava em contato com a seguradora para comunicar o furto ou o roubo do carro, para receber o ressarcimento.

No total, foram expedidos 150 mandados de prisão preventiva pela 1ª Vara Criminal de Joinville. Entre os procurados, acusados de envolvimento no esquema, estão profissionais de diversas áreas, incluindo médicos, advogados, empresários e até policiais militares. Um vereador da cidade de Vassouras (RJ) também está na lista de procurados.

Todos os envolvidos na falcatrua podem ser indiciados por associação criminosa, furto ou roubo, falsa comunicação de crime, estelionato por conta do golpe aplicado contra empresas seguradoras e adulteração de sinal de identificação de veículo automotor. Além dos mandados de prisão preventiva, foram emitidos 110 mandados de busca e apreensão.

VEJA MAIS– Roubado há 36 anos, Corcel II é recuperado– Governo de SP sanciona lei que agiliza leilão de veículos apreendidos

Continua após a publicidade
Publicidade