Polônia terá marca própria de carros elétricos – e eles são bem legais
Prometidos para 2023, modelos terão 400 km de autonomia e chegarão aos 100 km/h em 8 segundos
Não é notícia repetida: a Izera é mais uma marca de carros elétricos criada na Europa – para ser mais preciso, na Polônia. E olha que eles, assim como os brasileiros, ainda não tinham um fabricante genuinamente nacional.
Por enquanto, foram mostrados dois protótipos (e sim, ainda há tempo até realmente chegarem às ruas). Mas os modelos, um hatch e um SUV, já têm data para lançamento. Se a previsão estiver certa, as primeiras unidades serão entregues daqui três anos.
Quem está por trás dessa empreitada é a ElectroMobility Poland, controlada pelo governo e criada em conjunto com quatro empresas de energia do país. Mas ainda não foram revelados muitos detalhes, exceto autonomia de 400 km e zero a 100 km/h em 8 s.
Em relação à lista de equipamentos, a Izera promete oferecer condução semiautônoma com reconhecimento de sinalizações de trânsito, alerta de colisão e frenagem automática de emergência nos dois modelos.
O fabricante afirma que o foco será nas famílias e, por isso, os conceitos têm mesinhas para a segunda fila e uma série de recursos de conforto, como o volante com aquecimento e o quadro de instrumentos digital.
O projeto indica que será utilizada a plataforma de um fornecedor – ainda não revelado. Pelo estágio atual de ambos, que têm visual (bem) futurista e poucas informações concretas, só resta ver se realmente vingarão.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.