Clique e assine por apenas 8,90/mês

Polônia terá marca própria de carros elétricos – e eles são bem legais

Prometidos para 2023, modelos terão 400 km de autonomia e chegarão aos 100 km/h em 8 segundos

Por Gabriel Aguiar - Atualizado em 30 jul 2020, 19h40 - Publicado em 30 jul 2020, 17h42
Ainda protótipos, os modelos devem chegar até 2023 Izera/Divulgação

Não é notícia repetida: a Izera é mais uma marca de carros elétricos criada na Europa – para ser mais preciso, na Polônia. E olha que eles, assim como os brasileiros, ainda não tinham um fabricante genuinamente nacional.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Por enquanto, foram mostrados dois protótipos (e sim, ainda há tempo até realmente chegarem às ruas). Mas os modelos, um hatch e um SUV, já têm data para lançamento. Se a previsão estiver certa, as primeiras unidades serão entregues daqui três anos.

Modelos terão base cedida por outra empresa Izera/Divulgação

Quem está por trás dessa empreitada é a ElectroMobility Poland, controlada pelo governo e criada em conjunto com quatro empresas de energia do país. Mas ainda não foram revelados muitos detalhes, exceto autonomia de 400 km e zero a 100 km/h em 8 s.

Continua após a publicidade
Empresa promete autonomia de até 400 km no ciclo WLTP Izera/Divulgação

Em relação à lista de equipamentos, a Izera promete oferecer condução semiautônoma com reconhecimento de sinalizações de trânsito, alerta de colisão e frenagem automática de emergência nos dois modelos.

Cabine promete ser focada para famílias Izera/Divulgação

O fabricante afirma que o foco será nas famílias e, por isso, os conceitos têm mesinhas para a segunda fila e uma série de recursos de conforto, como o volante com aquecimento e o quadro de instrumentos digital.

O projeto indica que será utilizada a plataforma de um fornecedor – ainda não revelado. Pelo estágio atual de ambos, que têm visual (bem) futurista e poucas informações concretas, só resta ver se realmente vingarão.

Também haverá um hatch, além do SUV Izera/Divulgação

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Arte/Quatro Rodas
Publicidade