Peugeot 205 T16 de Ari Vatanen será leiloado por mais de US$ 1,14 milhão

Modelo histórico do lendário Grupo B mantém características originais, como o motor 1.8 de 349 cv

Peugeot 205 T16 Hatch marcou época no WRC dos anos 80

Hatch marcou época no WRC dos anos 80  (/)

Quem é fã de corridas de rali certamente guarda na memória o Peugeot 205 T16, o maior vencedor do mitológico Grupo B de rali. Depois de 30 anos, o grupo B ainda é considerado a era de ouro do rali, justamente por reunir equipes de fábrica, modelos com relação peso/potência absurdas e carros que marcaram época. Agora, se você quiser comprar um Peugeot 205 T16, essa é a hora, pois o modelo será leiloado por, acredite, US$ 1,14 milhão.

LEIA MAIS:

>> WRC: Mundial de rali mostra a paixão argentina pelo automobilismo

>> McLaren coloca à venda um F1 em estado zero quilômetro

>> Guia de usados: Peugeot 308

Peugeot 205 T16 (4)

Peugeot 205 T16 (3) Motor 1.8 fica posicionado atrás do banco do piloto

Motor 1.8 fica posicionado atrás do banco do piloto  (/)

O grupo B do WRC teve carreira curta, pois só existiu entre 1982 e 1986. Apesar do nome, o Peugeot 205 T16 de competição nada tem haver com o modelo de rua, apesar do desenho e das dimensões parecidas. O motor 1.8 turbo fica em posição central, atrás do piloto e do navegador. Produz no mínimo 349 cavalos – a potência variava conforme a prova – e trabalha em conjunto com uma tração integral. O futuro (e felizardo) proprietário que puder adquirir o modelo levará para casa o carro com número de série C11 produzido em 1985, conduzido na época por ninguém menos que Ari Vatanen, um dos grandes nomes do rali em todos os tempos. No ano de 1985, a equipe Peugeot Talbot Sport venceu seis provas das onze disputadas naquele ano, conquistando os títulos de pilotos e de construtores, batendo no caminho concorrentes de peso como Audi quattro Sport, Lancia 037, Lancia Delta S4, Renault R5 Turbo, Toyota Celica e Opel Manta 400.

Peugeot 205 T16 (2)

Totalmente restaurada, essa unidade mantém as características do modelo original, inclusive os adesivos e pneus de quando o veículo competiu 30 anos atrás. Depois de temporada de 1985, o exemplar foi vendido para um colecionador na França, que manteve o carro até 2001. O impecável 205 T16 será leiloado no dia 14 de maio em Mônaco por um lance inicial de US$ 1,14 milhão. Por todo o histórico e pelas características visceral, vale cada centavo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s