Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Pesquisa: mais de 100 milhões de veículos da VW seriam vulneráveis a hackers

Estudo realizado por britânicos revela que ladrões podem roubar sinal da chave keyless e furtar veículos

Por Diego Dias
Atualizado em 9 nov 2016, 15h02 - Publicado em 12 ago 2016, 12h42
Bocal da chave eletrônica do Passat Comfortline 2.0 TSI

Com os carros cada vez mais equipados com componentes eletrônicos e novas tecnologias, eles começaram a ficar mais suscetíveis a hackers. Prova disso é o recente caso de modelos Jeep furtados nos EUA por uma quadrilha formada por hackers e a invasão no sistema Uconnect em modelos do grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) no ano passado.

Agora, pesquisadores da Universidade de Birmingham (Inglaterra) anunciaram uma vulnerabilidade que afeta mais de 100 milhões de veículos da Volkswagen fabricados desde 1995.

LEIA MAIS:

>> Teste mostra vulnerabilidade de carros com sistema keyless

Continua após a publicidade

>> Quadrilha de hackers especializado no roubo de Jeeps é presa

>> Top Ten: pioneiros esquecidos

Segundo o site Autoblog, os ladrões podem utilizar um transmissor capaz de interceptar o sinal sem fio da chave keyless de um carro e, com isso, retransmitir esse sinal e destravar as portas do veículo e depois ligá-lo. O site Wired afirma que essa vulnerabilidade afeta modelos Volkswagen produzidos há 20 anos (lá fora, claro), além de incluir também projetos mais recentes, como o Golf de sétima geração.

Para um carro ser invadido, basta ser equipado com sistema keyless. Apesar de os ladrões usarem um equipamento nada complexo e viável de se adquirir, interceptar o sinal não é uma tarefa tão fácil. Para isso, é necessário estar pelo menos a uns 100 metros de distância do dono (que está com chave no bolso), além de ter que esperar o proprietário pressionar o botão da chave para o dispositivo eletrônico captar o sinal.

Continua após a publicidade

Em seguida, esse sinal deve ser combinado com uma chave criptográfica que, depois, irá clonar o sinal original. Pronto, o ladrão poderá ter acesso ao carro. O problema é que a Volkswagen utiliza a mesma chave criptografada em outros modelos do grupo, que inclui as marcas Audi e Skoda.

Os pesquisadores também identificaram uma segunda vulnerabilidade de uma criptografia de chave mais antiga utilizada em modelos Alfa Romeo, Mitsubishi, Nissan, entre outros.

Além dessa pesquisa, houve testes feitos pela organização alemã ADAC que revelaram há alguns meses que revelou falhas de segurança em automóveis equipados com sistema keyless de outras fabricantes como BMW, Citroën, Ford, Honda, Hyundai, Kia, Lexus, Range Rover, Renault, Mini, Mitsubishi, Nissan, Subaru e Toyota.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.