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Parece mentira: Startup promete hipercarro com 24 motores elétricos

Proposta de supercarro prevê seis motores por roda, totalizando 24 motores elétricos, além de propulsores de ar

Por Bruno dos Santos
1 ago 2022, 13h28

O nome é mais surreal que a promessa. A Alieno, uma startup da Bulgária, apresentou o segundo carro da série “hipercarro elétrico robótico”. Seu nome é Unum e, de acordo com a startup, ele terá até 24 motores elétricos para alcançar a velocidade máxima de 574 km/h. São, no mínimo, exagerados.

Não é a primeira vez que a empresa divulga um produto tão “surreal” assim. Mas o Arcanum, mostrado em 2018, até hoje não passou de um projeto virtual. Entretanto, a Alieno diz que todos os seus carros serão baseados na mesma plataforma, projetada internamente, e usarão os mesmos fundamentos.

O visual futurista do Alieno Unum remete a um Batmóvel. Mas Encho Enchev, diretor de design da Alieno, a inspiração vem dos filmes Alien e de insetos e crustáceos. Mas também há traços inspirados no Lamborghini Aventador.

Alieno Unum
(Alieno/Divulgação)

As especificações e recursos no comunicado são peculiares. Duas variantes diferentes e indecifráveis de tipos de motores: THF, que significa ‘The Heavenly Founder’ e elétrico, e o TRS (The Rocket Successor) que é “comandado por eletricidade e ar”.

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Com quatro potências diferentes, a mecânica THF tem quatro níveis de potência: RP2 com 2.610 cv, RP3 com 3.481 cv, RP4 com 4.351 cv e RP5 com 5.221 cv e incríveis 906 kgfm de torque. O RP2 básico tem 12 motores elétricos, sendo três por roda e o principal RP5 possui 24 motores elétricos, sendo seis por roda.

Alieno Unum
(Alieno/Divulgação)

Na variante TRS, os 24 motores elétricos do THF são mantidos, porém adiciona o “sistema sinérgico Alieno” com geometria variável de “propulsores de ar frio de foguete” impressos em titânio, aço e Inconel. Segundo a empresa, os propulsores estão localizados em diferentes grades no exterior para não estragarem o design limpo do hipercarro.

O pacote “Alieno save me” é opcional e usa esses “foguetes” para asumentar a aderência, estabilizar e frear o hipercarro, além de soprar sujeiras para fora da estrada.

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Alieno Unum
(Alieno/Divulgação)

Quanto a bateria, aparentemente as variantes THF e TRS possuem uma de 800V de células LiPo de grafeno e supercapacitores em três capacidades diferentes, com 60, 120 ou 180 kWh. A marca diz que com seu carregador próprio será capaz de recarregar o hipercarro em 4 minutos. 

No site oficial, a empresa convida investidores interessados a pagar, no mínimo € 900 (cerca de R$ 4700) para ter 0,001% da Alieno. O plano é atrair um investimento estrangeiro de € 9 milhões (cerca de R$ 47 milhões) para uma participação de 10% na empresa. A intenção da empresa é começar a produzir seus hipercarros entre 2024 e 2027.

Alieno Unum
(Alieno/Divulgação)

O Alieno Unum THF elétrico custaria a partir de € 1,8 milhões (cerca de R$ 9,5 milhões), enquanto o Unum TRS partiria dos € 3 milhões e poderia chegar aos € 4,5 milhões (R$ 23,8 milhões). A grande dúvida é: quem acredita que eles realmente sairão do projeto virtual?

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