Os Eleitos 2015: picapes leves e picapes médias
Os Eleitos 2015: picapes leves e picapes médias
PICAPES LEVES
1°: VW Saveiro = 95,0
Depois de três anos sendo a maioral entre as picapes leves, a Strada acabou perdendo a coroa para a Saveiro, que não emplacava uma vitória na pesquisa Os Eleitos desde 2011. E nem foi uma vitória apertada: a diferença a favor do modelo da Volkswagen ficou em confortáveis 2,1 pontos. Basta uma rápida espiada nas respostas dos questionários para perceber como a Saveiro não teve dificuldade para chegar ao topo. Das 23 características analisadas, ela foi a melhor em 15, contra oito da concorrente da Fiat. Em alguns pontos, a superioridade foi esmagadora, como no caso da presença de itens de segurança (98 frente a 88,6 da Strada), confiabilidade do fabricante (95,2 x 91,6), nível de ruído interno (90,2 x 85), preço das peças (89,6 x 84,9) e valor do seguro (82,7 x 74,9). Em outros momentos, a campeã foi só um pouco melhor, como no espaço interno (95,9 x 94,4) ou na rapidez de arranque (95,2 x 94,6). Porém, nem sempre a Saveiro agradou: ela perdeu para a picapinha da Fiat quando o assunto foi visibilidade (90,2 x 92,5), facilidade de ultrapassagem (90,4 x 92,5), capacidade de transmitir segurança (90,8 x 92) e durabilidade das peças (93,2 x 93,4).
“Estou muito satisfeito: atende bem às minhas necessidades e ainda tem um design que me agrada.” – Sergio Perez Pohl, Jundiaí (SP).
2º: Fiat Strada = 92,9
Parece que a Strada já está sentindo o peso dos anos. Sem grandes mudanças há mais de dez anos, ela caiu 3,9 pontos em 2015. A insatisfação do seu público ficou mais evidente nos itens relacionados ao bolso: preço do seguro (74,9), de compra (84,4) e de peças (84,9), além de consumo urbano (85,9). Mas a picape foi insuperável em tamanho da caçamba (100,5) e design (100).
PICAPES MÉDIAS
1º: Chevrolet S10 = 98,8
Pelo terceiro ano consecutivo, a picape da GM conquistou o título da sua categoria. Nesta edição, a Hilux – vice do ano passado – não conseguiu se classificar, por ter ficado de fora do ranking dos 45 mais vendidos do mercado. Assim, ficou fácil para a Chevrolet disparar na liderança e abrir 2,9 pontos sobre a Ranger, que havia sido a terceira colocada na edição passada. Na comparação direta entre as duas, a S10 foi melhor em quase tudo. Destaque para o design (101,9), rede de concessionárias (100,2), modernidade do projeto (100), espaço da caçamba (99,8), facilidade de ultrapassagem (99,1) e espaço interno (98,5). Difícil mesmo foi achar defeitos na opinião dos proprietários. Por ser a terceira melhor de toda a pesquisa, ela não chegou a apresentar avaliações negativas. Perdeu para a Ranger apenas em três dos 23 quesitos: capacidade de transmitir segurança (95,4), acesso aos comandos (95,7) e nível de equipamentos (95,8). E mesmo assim só com nota alta.
“Ela reúne robustez, charme, segurança, espaço interno e a qualidade que eu buscava em uma picape, com um bom preço.” – Jose Eriosvaldo de Farias, 43, Lagoa Seca (PB).
2º: Ford Ranger = 95,9
Competir com a tricampeã no grupo das picapes médias não é moleza. Mas o problema maior da Ranger não foi encarar a rival, mas sua própria pontuação. O modelo da Ford apresentou uma queda significativa na avaliação: dos 97,2 obtidos em 2014, ela caiu para os atuais 95,9. O que mais pesou para isso foi preço de peças (84) e consumo urbano (86) e rodoviário (85,8). Mas ganhou da S10 em acesso aos comandos (99,3) e nível de equipamentos (97,6).
– Os Eleitos 2015: a voz das ruas