Ao mesmo tempo que a versão elétrica está chegando ao Brasil, o Peugeot 2008 2025 também vive os preparativos para o lançamento das versões a combustão, equipadas com o motor 1.0 GSE turbo, o mesmo do Fiat Pulse.
Será a primeira vez que a versão elétrica e as versões térmicas do SUV compacto estarão alinhadas na mesma geração. Para isso, porém, foi necessário aguardar cinco anos desde que foi apresentado na Europa. O lançamento acontece, na verdade, um ano depois da reestilização de meia vida ter sido lançada no mercado Europeu.
A Peugeot preferiu se dedicar à produção da nova geração do Peugeot 208, lançada em 2020, para só depois pensar na produção do novo 2008 na América do Sul. Desta vez, aliás, a produção será junto com o hatch, na Argentina. A primeira geração era feita em Porto Real (RJ), que agora ficará um tempo dedicada aos Citroën.
O design será rigorosamente o mesmo do e-2008 importado da França, que passa por reestilização. O destaque é para as novas luzes diurnas de leds e o para-choque dianteiro redesenhados.
Contudo, os carros argentinos terão materiais de acabamento mais simples e a mesma central multimídia do 208, que não tem funções como navegador integrado. Na verdade, são as diferenças entre o 208 e seu par elétrico.
O porte, agora, passa a ser equivalente à média dos SUVs compactos. O novo 2008 tem 4,30 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,55 m de altura e entre-eixos de 2,60 m. São 14 cm a mais no comprimento e 6 a mais no entre-eixos.
Por outro lado, a mecânica será completamente diferente do carro europeu mas, finalmente, adequada a um SUV compacto. Com o motor 1.0 GSE Turbo com 130 cv e 20,4 kgfm combinado com o câmbio CVT com simulação de sete marchas, o 2008 ocupará uma faixa de mercado entre o Fiat Pulse e o Jeep Renegade.
O novo Peugeot 2008 terá três versões equipadas com o motor 1.0 turbo: Active, Allure e GT, sendo que a GT terá o mesmo visual da versão elétrica, com direito a teto solar panorâmico com abertura, conforme revelam as primeiras imagens divulgadas pela Peugeot.
Mais para a frente, o novo Peugeot 2008 ainda terá versões híbridas-leve. O Peugeot 2008 MHEV combinará o motor 1.0 turbo a um motor-gerador elétrico de 12V para ajudar a reduzir o consumo, como parte do programa Bio-Hybrid.
Versões e preços do Peugeot 2008 2025
O Peugeot 2008 Active 2025 terá rodas de liga leve e faróis Full LED, mas quadro de instrumentos analógico e bancos em tecido, enquanto volantes e manopla da alavanca de câmbio serão revestidos em couro. Seis airbags, assistente de partida em rampa e freios a disco nas quatro rodas são de série. Na Europa, esta versão nem sequer tem barras longitudinais no teto ou adereços cromados na carroceria.
O Peugeot 2008 Allure 2025 somaria chave presencial, carregador sem fio para smartphone, rodas diamantadas, câmera de ré, ponteira de escape cromada, luz diurna de led, quadro de instrumentos digital 3D, bancos de material sintético e teto solar panorâmico.
No topo de linha, o Peugeot 2008 GT 2025, haverá couro também nas portas e no apoio de braço para o motorista, além de sensor de chuva e luminosidade, ponteira cromada, Peugeot Driver Assist, alerta de colisão, frenagem de emergência automática, comutação automática do farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga e alerta e correção de permanência em faixa.
A intenção da Stellantis é posicionar o Peugeot 2008 2025 como um carro mais sofisticado e completo que os Fiat Pulse e Fastback. A tendência é que o SUV compacto tenha preço inicial ao redor dos R$ 130.000, mais ou menos a faixa de preço esperada para o Renault Kardian.