Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo Toyota Yaris esportivo simula vida de piloto e será feito por mestres

Além da performance de corrida, novo Toyota GRMN Yaris juntará donos e engenheiros para evoluírem o carro ao longo do uso

Por Eduardo Passos
19 jan 2022, 10h39

O sucesso do Toyota GR Yaris levou a fabricante japonesa a anunciar que uma versão ainda mais potente vem aí. O GRMN Yaris terá sorteio para direito de compra, prometendo experiência peculiar aos compradores.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Com foco em simular a experiência de ter um carro de corrida ao máximo, o GRMN traz, em relação ao GR, melhorias que incluem maior rigidez da carroceria, menos 20 kg, centro de gravidade mais baixo e diferencial de deslizamento limitado mecânico.

A relação de marchas do câmbio manual é ainda mais curta e foi definida, literalmente, na tentativa e erro. “O GRMN Yaris será ainda mais rápido, com melhorias na força de frenagem, aderência e curvas”, garantiu a Toyota, que acaba de lançar a versão sem emoção no Brasil.

Além das barras, rigidez torcional aumentou pelo uso de 545 mais pontos de solda e 12 m extas de adesivo estrutural pela carroceria
Além das barras, rigidez torcional aumentou pelo uso de 545 mais pontos de solda e 12 m extas de adesivo estrutural pela carroceria (Divulgação/Toyota)

O mais legal é que os 500 sortudos que adquirirem o modelo ainda poderão simular a relação entre piloto e engenheiro, ajustando seu carro em concessionárias Toyota especiais.

A ideia é que dono e marca evoluam o carro como ao longo de um campeonato
A ideia é que dono e marca evoluam o carro como ao longo de um campeonato (Divulgação/Toyota)

A marca diz que o GRMN Yaris, com motor 1.6 de 272 cv e 39,8 kgfm, “evoluirá rápido”. Para adaptá-lo ao gosto do freguês piloto amador, as lojas poderão atualizar partes do carro, seja por software ou trocas. 

Continua após a publicidade
Amortecedores fazem parte de kit de corrida extra, limitado a 50 unidades
Amortecedores fazem parte de kit de corrida extra, limitado a 50 unidades (Divulgação/Toyota)

Os mais obstinados poderão até mesmo levar o hot hatch a circuitos profissionais, onde suas voltas serão analisadas em termos técnicos e telemétricos, e uma conversa com os engenheiros permitirá ajustes que farão o carro tão diferente de outros como acontece na Formula 1, por exemplo, em termos de calibração.

Ao contrário do GR Yaris, novo modelo não tem bancos traseiros
Ao contrário do GR Yaris, novo modelo não tem bancos traseiros (Divulgação/Toyota)

Isso significa que os amortecedores Blistein terão até taxa de deflexão vertical ajustada, com o aerofólio de carbono também otimizado para quem está no volante. 

Compartilhe essa matéria via:
Bancos Recaro têm airbags embutidos
Bancos Recaro têm airbags embutidos (Divulgação/Toyota)

Obra do mestre

O Toyota GRMN Yaris será vendido apenas no Japão, e já é possível se inscrever na loteria virtual para, aí sim, ser escolhido e pagar pelo carro. O preço da máquina irá de R$ 356.741 e R$ 412.809, na conversão direta.

Ele será fabricado na unidade japonesa de Motomachi, onde sua montagem será conduzida por takumi, os mestres de montagem e construção que também são usados na fabricação dos Lexus.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas 753 janeiro 2022 (1)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.