Novo Toyota RAV4 ficou mais espaçoso e agressivo

SUV é baseado na plataforma TNGA, a mesma do Prius e da nova geração do Corolla

Toyota RAV4 SUV ganhou design agressivo nesta nova geração

SUV ganhou design agressivo nesta nova geração (Divulgação/Toyota)

Além do novo Corolla hatch, a Toyota apresenta no Salão de Nova York a nova geração do RAV4. Agora baseado na plataforma global TNGA, a mesma usada por Prius, Camry e pela nova geração do Corolla, o SUV está maior e tem design mais agressivo.

A grade hexagonal é inspirada na picape Tacoma, vendida nos Estados Unidos, e dá aspecto musculoso ao SUV. Os faróis maiores e inclinados também impressionam. Mas a traseira com linhas bem marcadas parece uma mistura dos SUVs da Lexus com as lanternas do Mitsubishi Outlander.

Toyota RAV4 Traseira lembra muito o Mitsubishi Outlander

Traseira lembra muito o Mitsubishi Outlander (Divulgação/Toyota)

O interior segue o mesmo estilo do novo Corolla, com direito ao mesmo volante. O SUV também tem central multimídia em destaque no topo do painel, logo acima das saídas de ar, e o quadro de instrumentos tem tela de TFT no meio para mostrar informações do computador de bordo e dos sistemas de segurança.

Toyota RAV4 2019 Quadro de instrumentos tem tela de TFT no centro

Quadro de instrumentos tem tela de TFT no centro (Divulgação/Toyota)

Desta vez o RAV4 tem oito airbags, além de detector de pedestres, alerta de mudança de faixa, farol alto automático, piloto automático adaptativo e leitor de placas. 

Toyota RAV4 Como todo carro novo, o RAV4 também tem a tela da central multimídia destacada do painel

Como todo carro novo, o RAV4 também tem a tela da central multimídia destacada do painel (Divulgação/Toyota)

Mas há boas inovações técnicas. A nova plataforma aumentou a rigidez estrutural em 57% e ainda permitiu que as rodas fossem posicionadas mais próximas das extremidades, o que aumentou o entre-eixos em 3 cm, para 2,69 m. Com 4,59 m de comprimento, o RAV4 ficou 1 cm menor. 

Toyota RAV4 Comprimento diminuiu, mas entre-eixos cresceu 3 cm

Comprimento diminuiu, mas entre-eixos cresceu 3 cm (Divulgação/Toyota)

A mecânica também tem boas novidades. Nos Estados Unidos, onde começa a ser vendido no final deste ano, o RAV4 terá um novo motor 2.5 VVT-iE Power Force combinado com câmbio automático de 8 marchas, que substitui o antigo de seis. A Toyota não divulgou números de potência e torque, mas garante que este motor terá eficiência térmica de 40%, um ótimo número.

Toyota RAV4 Versão Adventure tem para-choques e grade exclusivos

Versão Adventure tem para-choques e grade exclusivos (Divulgação/Toyota)

Na versão híbrida, este mesmo motor é combinado a um motor elétrico e a um câmbio CVT. Outra novidade é que o novo sistema de tração integral mais eficiente. Ele permite enviar até 50% da força para as rodas traseiras, mas também é capaz de desconectar o eixo traseiro. O cardã, que transfere a força, é desacoplado nas duas extremidades para que seu peso não aumente o consumo de combustível.

Na Europa, onde o Toyota RAV4 só chegará em 2019, as versões mais acessíveis terão motor 2.0 aspirado, além de um 2.2 turbodiesel.

Toyota RAV4 Versão híbrida combina motor 2.5 com motor elétrico

Versão híbrida combina motor 2.5 com motor elétrico (Divulgação/Toyota)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s