Clique e assine por apenas 5,90/mês

Novo Sportage está mais caro, mas tem lista de equipamentos generosa

Mas só na versão top de linha. Opção de entrada (LX) do Kia oferece menos do que deveria. SUV é rival de ix35, X1, CR-V, GLA 200 e Q3

Por Ulisses Cavalcante - Atualizado em 23 nov 2016, 21h15 - Publicado em 23 jun 2016, 18h57
Kia Sportage 2017
SUV coreano chega a sua quarta geração

A quarta geração do Kia Sportage já está à venda no Brasil em duas versões, substituindo as três do modelo anterior. Os preços, porém, subiram. A configuração de entrada (LX), custa R$ 109.990 – o valor começava em R$ 103.900. A mais cara (EX) sai a R$ 134.990. No modelo atual não será oferecida a opção com tração 4×4.

Por aqui só teremos o motor 2.0 flex de 4 cilindros atrelado ao câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais. A tração é sempre 4×2, no eixo dianteiro. Outras qualidades mecânicas, como a suspensão independente nas quatro rodas e direção elétrica, foram preservadas.

Kia Sportage 2017
Vendido nas versões LX e EX, só teremos o motor 2.0 no Brasil

No entanto, a atualização do SUV não resolveu um grave problema do modelo: a ausência de controle de estabilidade na versão mais barata (LX). Não é um problema exclusivo do Sportage, vale dizer, mas os fabricantes poderiam se antecipar à legislação e passar a oferecer o equipamento de segurança entre os itens de série para todas as versões. Acima dos R$ 100.000, fica difícil justificar tal ausência.

Do lado de fora, alguns traços diferenciam as versões do novo Sportage. A LX vem de série com rodas de liga de 17 polegadas (antes era 18), enquanto a EX é dotada de rodas de 19 pol – nos dois casos, o estepe acompanha o tamanho dos pneumáticos de cada configuração. Além disso, o Sportage de R$ 109.990 tem faróis de neblina com lâmpadas halógenas; A EX utiliza leds.

Continua após a publicidade

Por dentro a EX incrementa o pacote com forração de couro nos bancos, teto solar, bancos dianteiros (motorista e passageiro) com ajuste elétrico, ar-condicionado de duas zonas, motor com partida por botão, sistema multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, sensor de chuva e seletor de modo de condução (Eco Drive/Sport/Normal), navegação por GPS e borboletas atrás do volante para troca manual das marchas.

Kia Sportage 2017
Coluna de direção agora possui ajuste de altura e profundidade

Os recursos mais sofisticados de segurança também só estão disponíveis para o Sportage EX, como os air bags laterais e de cortina (o LX só tem os frontais), ESP, controle de tração, alerta sonoro de tráfego cruzado, sensor de presença de pontos cegos e controle de frenagem em declives. Até as luzes de uso diurno (DRL) também só equipam a opção mais cara. O carregador sem fio (wireless) para celular, porém, ficou de fora das configurações nacionais.

Continua após a publicidade
Publicidade