Clique e assine por apenas 8,90/mês

Novo radar portátil no RJ “dedura” carros irregulares em tempo real

Equipamentos serão utilizados para fiscalizar veículos em situação irregular. Em apenas um dia de uso, 144 motoristas foram autuados

Por Gabriel Aguiar - 10 abr 2019, 20h07
Marco de Bari/Quatro Rodas

A cidade do Rio de Janeiro tem uma nova ferramenta para fiscalizar os motoristas: um radar portátil capaz de reconhecer placas – e diversas irregularidades – dos veículos.

A tecnologia não é novidade: o sistema tem um banco de dados e verifica registros de furto, roubo, além problemas no licenciamento. Mas, até agora, só existia em câmeras fixas.

Operação Detran Seguro RJ
No primeiro dia de operação, 17 carros foram removidos Detran-RJ/Divulgação

Segundo o Uol, uma operação Detran Seguro estreou os radares inteligentes  nesta semana e, já no primeiro dia, verificou mais de 1.600 veículos. Destes, 144 foram abordados e 17, removidos de circulação por conta de irregularidades.

O recorde de infrações (um total de 46) foi de proprietários que não licenciaram o carro nos anos anteriores. Além disso, são avaliados os estados de circulação de pneus, lataria, placas, luzes e emissões.

Continua após a publicidade
Operação Detran Seguro RJ
Operação Detran Seguro substituiu a vistoria anual no RJ Detran-RJ/Divulgação

Para garantir a regularidade da operação (ou seja, que não haja abusos), os agentes também são fiscalizados por câmeras ligadas a uma central de monitoramento. No RJ, serão realizadas operações diariamente com o equipamento.

Procurado, o Detran-SP não respondeu a reportagem da QUATRO RODAS para informar se há previsão de implantação dos novos equipamentos e da fiscalização em São Paulo.

Publicidade