Clique e assine por apenas 8,90/mês

Novo radar percebe quando você está usando celular – e te multará por isso

Sistema pioneiro é baseado em inteligência artificial e poderá funcionar tanto em dispositivos portáteis quanto fixos

Por Daniel Telles - Atualizado em 2 dez 2019, 15h01 - Publicado em 2 dez 2019, 14h56

 

Continua após a publicidade
Radar que flagra motorista usando o celular ao volante já é uma realidade na Austrália Divulgação/Internet

Todo motorista já se deparou no trânsito com algum tipo de radar. Há fixos, móveis, lombadas eletrônicas… todos regulados para detectarem infrações como excesso de velocidade e avanço de semáforo vermelho.

A novidade é que um sistema, que já está em funcionamento na Austrália, agora consegue detectar quando o motorista está usando o celular ao volante.

Sistema ainda não tem data para chegar ao Brasil, mas pode funcionar em todos os tipos de radar Michael Melo/Quatro Rodas

A tecnologia, que conta com 45 câmeras de alta definição e infravermelho, poderá equipar tanto radares móveis, quanto fixos e funcionará dioturnamente.

Continua após a publicidade

Segundo as autoridades australianas, um software munido de inteligência artificial detecta automaticamente os casos em que o motorista possa estar utilizando o celular.

As imagens selecionadas são verificadas por uma equipe autorizada que decide ou não pela notificação do condutor. As demais imagens são descartadas em 1 hora sem que ninguém as veja.

A expectativa do governo australiano é que, com o novo equipamento, o número de mortes nas vias do país seja reduzido em 30% nos próximos dois anos.

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade
Publicidade