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Novo Mercedes GLC está mais potente e ganha interior do Classe C

Com motores atualizados, o SUV ficou mais potente e todas as versões são eletrificadas

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 3 jun 2022, 17h22 - Publicado em 3 jun 2022, 15h08

Depois da Lexus apresentar o novo RX e a BMW o X1, quem também chega para brigar pelo segmento dos SUVs de luxo é o Mercedes-Benz GLC. Porém, diferente dos rivais, o modelo trouxe leves diferenças no visual, focando suas mudanças na motorização e tecnologia.

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Na frente, a grade permanece a mesma assim como o para-choque. A novidade é o pacote Advantage Line, que se tornou padrão e adiciona detalhes cromados, como no para-choque dianteiro. Se quiser algo mais esportivo, o pacote opcional AMG Line troca o brilhante por um visual mais agressivo.

traseira Mercedes GLC
A traseira segue com os escapamentos falsos e faróis com o mesmo desenho da versão anterior (Divulgação/Mercedes-Benz)

Os faróis foram uma das poucas mudanças, agora eles estão um pouco mais inclinados e estreitos, dando um ar mais agressivo ao SUV. A traseira ganhou lanternas mais finas, mas manteve as saídas falsas de escapamento e o para-choque.

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A estrutura do carro sofreu algumas mudanças e, principalmente, a traseira ficou um pouco maior. No comprimento, o Mercedes GLC ganhou 60 mm, totalizando 4,716 m. A distância entre-eixos aumentou 18 mm e agora soma 2,888 m. Largura e altura têm, respectivamente, 1,89 m, e 1,64 m. Quem se beneficiou nessas mudanças foi o porta-malas, que agora chega a quase 623 litros.

Mercedes GLC lateral
Segundo a Mercedes-Benz, a versão híbrida plug-in mais potente pode chegar aos 100 km/h em 5,6 segundos (Divulgação/Mercedes-Benz)

Se o visual pouco mudou, a Mercedes adicionou tecnologia para incrementar o seu modelo, que vendeu 270.000 unidades no último ano. Os faróis são de LED por padrão e a tecnologia Digital Light aparece como opcional. Com um conjunto de 1,3 milhões de microespelhos e três diodos potentes, que juntos formam imagens que alertam o motorista em sinais de paradas ou quando um pedestre está próximo, por exemplo.

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Mercedes GLC tres quartos frontal
Todas as versões têm câmbio automático de nove marchas (Divulgação/Mercedes-Benz)

Outra novidade é que o eixo traseiro pode ser direcional. Esse opcional permite que as rodas de trás girem 4,5 graus no mesmo sentido que as dianteiras. Segundo a montadora, além de aumentar a estabilidade, isso também reduzirá o raio de giro de 11,8 para 11 metros.

O que mudou mesmo em todas as versões foi o motor. No geral, elas ficaram mais potentes graças às mudanças feitas na família de motores quatro cilindros 2.0 a gasolina e diesel. 

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Mercedes GLC frontal superior
Na maioria delas a força é dividida em 45% no eixo dianteiro e 55% no traseiro. As únicas que fogem da regra são as híbridas a gasolina, com divisão de 31% na frente e 69% atrás (Divulgação/Mercedes-Benz)

Motores atualizados

A versão de entrada, GLC 200, agora tem 204 cv e 32,63 kgfm (ganho de 7 cv e 8 kgfm, aproximadamente), seguida pela GLC 300, com 258 cv e 40,78 kgfm (aumento de cerca de 3 kgfm). Quanto o GLC 200 d, única puramente a diesel, tem 197 cv e 44,86 kgfm.

Vale ressaltar, que todas essas versões têm auxílio de um sistema híbrido leve de 48 volts. Este motor elétrico é o mesmo encontrado no Mercedes Classe C, e oferece um aumento de 20 cv e 20,39 kgfm, logo no começo da aceleração.

Mercedes GLC plug-in

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A Mercedes também confirmou a versão a diesel GLC 400 d, que terá motor 3.0 turbodiesel, porém só revelará maiores informações mais próximo do seu lançamento. Também está nos planos da montadora as versões AMG, um coupé e, possivelmente, uma variante com entre-eixos alongado que será vendido na China.

Mercedes GLC duas versões
O pacote AMG Line perde os detalhes cromados e ganha acessórios mais esportivos (Divulgação/Mercedes-Benz)

Há também as versões híbrido plug-in, que têm um motor elétrico de 136 cv e 44,86 kgfm instalado no câmbio automático de nove marchas, que divide a força entre os dois eixos. Com esse upgrade, a versão GLC 200 e chega aos 330 cv e 56 kgfm e a  GLC 400 e aos 381 cv e 66,28 kgfm. Enquanto a variante a diesel GLC 200 de passa a gerar 335 cv e 76,47 kgfm.

Mercedes GLC bancos traseiros
O interior foi praticamente retirado do Classe C (Divulgação/Mercedes-Benz)

As baterias dos modelos híbridos têm 31,2 kWh e estão montadas sob o assoalho do porta-malas. Logo, pode dizer adeus ao espaço extra que as versões não recarregáveis oferecem. Outra exclusividade dos plug-ins é a suspensão a ar no eixo traseiro, enquanto nos demais é multilink. A dianteira, em todos os casos, é de braço duplo.

De acordo com a Mercedes, os plug-ins, em ciclo WLTP, podem ter até 120 km de autonomia e velocidade máxima de 140 km/h.

Mercedes GLC interior cabine lateral

Interior e equipamentos

Quem já viu, consegue reconhecer este interior do Classe C. Dentre as mudanças, a tela do painel de instrumentos agora é flutuante e tem 12,3’’, enquanto a central multimídia é vertical com tela 11,9’’. O sistema, agora, é o novo MBUX, com assistentes de voz avançados e o auxílio em tempo real de direção, que usa as câmeras do veículo para gerar imagens com indicações do caminho que você deve seguir.

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A Mercedes também promete um melhor isolamento acústico, que favorece o sistema de som Burmeister de 15 alto-falantes. Um jogo de câmeras 360° ajudam o motorista a ter uma visão completa ao seu redor e fornecem o “capô transparente”, uma projeção sob a frente do carro que auxilia em manobras off-road. Completam o pacote ar-condicionado de quatro zonas, teto solar panorâmico e sistema de direção autônoma Drive Pilot de nível 2.

Mercedes GLC painel

Sem preço definido, novo Mercedes GLC começará a ser vendido a partir do final de outubro e a produção deve começar já no final de junho, na Alemanha. A previsão é que o modelo chegue aos primeiros clientes em 2023. 

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