Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Revista em Casa por 9,90

Novo Honda Prelude tem motor do Civic híbrido e câmbio manual de mentira

O cupê renasce sem se esforçar para ser um esportivo, trazendo um conjunto híbrido do Civic, mas com alguns toques do Type-R

Por João Vitor Ferreira
7 set 2025, 15h29
2026 Honda Prelude
 (Divulgação/Honda)
Continua após publicidade

O retorno do Honda Prelude foi anunciado em 2023. Quase três anos se passaram e, enfim, temos o retorno do charmoso cupê, que não apela para a esportividade e se posiciona como um grand tourer, como a própria marca divulga.

A proposta de ser um carro confortável para viagens reflete na escolha do seu trem de força. Ele usa o mesmo sistema e-HEV do Civic. O motor principal é o quatro cilindros 2.0 de 142 cv e 18,55 kgfm. Ele quase nunca traciona as rodas, apenas em velocidades mais altas ou quando o motorista exige um pouco mais de potência.

2026 Honda Prelude
(Divulgação/Honda)

Na maior parte do tempo, o motor 2.0 trabalha gerando energia para alimentar a dupla de motores elétricos. Um deles é o responsável por movimentar as rodas dianteiras e entrega 183 cv e 32,12 kgfm. Ao todo, o conjunto híbrido desenvolve 202 cv e os mesmos 32,12 kgfm.

Devido ao seu funcionamento, o Prelude dispensa uma transmissão convencional. Mas, para o cupê de duas portas, a marca japonesa desenvolveu um sistema que vai permitir ao motorista fazer a troca de marchas, mesmo que de forma simulada.

2026 Honda Prelude
(Divulgação/Honda)
Continua após a publicidade

O sistema S+ Shift foi criado para trazer um pouco mais de esportividade ao Prelude. Ele ativa as borboletas atrás do volante e até simula um punta-taco na redução das marchas.

Compartilhe essa matéria via:

Apesar do câmbio simulado e a Honda admitir que o novo Prelude não é um esportivo, só tem um toque de esportividade vindo diretamente do Civic Type-R. Do hot hatch ele traz a configuração de suspensão, bitolas mais largas na dianteira e traseira. O mesmo vale para os freios, com discos de 13,8 polegadas e pinças de quatro pistões na frente, e discos de 12,0 polegadas na traseira.

2026 Honda Prelude
(Divulgação/Honda)
Continua após a publicidade

Os amortecedores adaptativos também vieram do Type-R, mas ganharam uma configuração diferente para deixar o rodar mais confortável. Os pneus têm medida 235/40 R19, menores que o do Civic esportivo, outra medida adotada para favorecer o conforto.

Honda Prelude
(Divulgação/Honda)

Em comparação com o Civic Híbrido, o Prelude é um pouco menor. Tem 4,53 m de comprimento (cerca de 15 cm menor) e 2,60 de entre-eixos (13 cm a menos). Isso não tira espaço do porta-malas, que pode facilmente chegar aos 428 litros (maior que o do Civic) ao rebater os encostos da dupla de bancos traseiros repartidos 60/40. Também não limita o espaço para os dois passageiros que viajam atrás, onde há 81 cm de espaço para as pernas, segundo a marca.

Honda Prelude
(Divulgação/Honda)
Continua após a publicidade

Um detalhe interessante que a Honda adotou para o novo Prelude foram os bancos dianteiros assimétricos. No lado do passageiro, o assento é mais largo e com perfil mais relaxado, para trazer mais conforto no dia-a-dia. Já o do motorista foca em oferecer uma boa posição de dirigir, com acolchoamento mais firme e um suporte mais robusto para a parte inferior da coxa.

Honda Prelude
(Divulgação/Honda)

Além do conjunto híbrido, o Prelude também pega emprestado outros elementos do Civic, como o volante de base plana, a central multimídia de 9 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio e o quadro de instrumentos digital de 10,2 polegadas.

Honda Prelude
(Divulgação/Honda)
Continua após a publicidade

Completando a lista de equipamentos, o Prelude terá de fábrica um sistema de som Bose Centerpoint com oito alto-falantes. Há também o Honda Sensing, pacote de sistemas à condução que inclui, frenagem autônoma de emergência, monitor de tráfego cruzado traseiro, alerta de fadiga, sensor de pontos cegos, entre outros.

Nessa primeira fase de apresentações, a Honda ainda esconde alguns dados do Prelude. Só saberemos seus tempos de aceleração de 0 a 100 km/h, médias de consumo e preço, mais perto do lançamento, que ocorrerá ainda em 2026.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.