Novo Honda Prelude tem motor do Civic híbrido e câmbio manual de mentira
O cupê renasce sem se esforçar para ser um esportivo, trazendo um conjunto híbrido do Civic, mas com alguns toques do Type-R
O retorno do Honda Prelude foi anunciado em 2023. Quase três anos se passaram e, enfim, temos o retorno do charmoso cupê, que não apela para a esportividade e se posiciona como um grand tourer, como a própria marca divulga.
A proposta de ser um carro confortável para viagens reflete na escolha do seu trem de força. Ele usa o mesmo sistema e-HEV do Civic. O motor principal é o quatro cilindros 2.0 de 142 cv e 18,55 kgfm. Ele quase nunca traciona as rodas, apenas em velocidades mais altas ou quando o motorista exige um pouco mais de potência.
Na maior parte do tempo, o motor 2.0 trabalha gerando energia para alimentar a dupla de motores elétricos. Um deles é o responsável por movimentar as rodas dianteiras e entrega 183 cv e 32,12 kgfm. Ao todo, o conjunto híbrido desenvolve 202 cv e os mesmos 32,12 kgfm.
Devido ao seu funcionamento, o Prelude dispensa uma transmissão convencional. Mas, para o cupê de duas portas, a marca japonesa desenvolveu um sistema que vai permitir ao motorista fazer a troca de marchas, mesmo que de forma simulada.
O sistema S+ Shift foi criado para trazer um pouco mais de esportividade ao Prelude. Ele ativa as borboletas atrás do volante e até simula um punta-taco na redução das marchas.
Apesar do câmbio simulado e a Honda admitir que o novo Prelude não é um esportivo, só tem um toque de esportividade vindo diretamente do Civic Type-R. Do hot hatch ele traz a configuração de suspensão, bitolas mais largas na dianteira e traseira. O mesmo vale para os freios, com discos de 13,8 polegadas e pinças de quatro pistões na frente, e discos de 12,0 polegadas na traseira.
Os amortecedores adaptativos também vieram do Type-R, mas ganharam uma configuração diferente para deixar o rodar mais confortável. Os pneus têm medida 235/40 R19, menores que o do Civic esportivo, outra medida adotada para favorecer o conforto.
Em comparação com o Civic Híbrido, o Prelude é um pouco menor. Tem 4,53 m de comprimento (cerca de 15 cm menor) e 2,60 de entre-eixos (13 cm a menos). Isso não tira espaço do porta-malas, que pode facilmente chegar aos 428 litros (maior que o do Civic) ao rebater os encostos da dupla de bancos traseiros repartidos 60/40. Também não limita o espaço para os dois passageiros que viajam atrás, onde há 81 cm de espaço para as pernas, segundo a marca.
Um detalhe interessante que a Honda adotou para o novo Prelude foram os bancos dianteiros assimétricos. No lado do passageiro, o assento é mais largo e com perfil mais relaxado, para trazer mais conforto no dia-a-dia. Já o do motorista foca em oferecer uma boa posição de dirigir, com acolchoamento mais firme e um suporte mais robusto para a parte inferior da coxa.
Além do conjunto híbrido, o Prelude também pega emprestado outros elementos do Civic, como o volante de base plana, a central multimídia de 9 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio e o quadro de instrumentos digital de 10,2 polegadas.
Completando a lista de equipamentos, o Prelude terá de fábrica um sistema de som Bose Centerpoint com oito alto-falantes. Há também o Honda Sensing, pacote de sistemas à condução que inclui, frenagem autônoma de emergência, monitor de tráfego cruzado traseiro, alerta de fadiga, sensor de pontos cegos, entre outros.
Nessa primeira fase de apresentações, a Honda ainda esconde alguns dados do Prelude. Só saberemos seus tempos de aceleração de 0 a 100 km/h, médias de consumo e preço, mais perto do lançamento, que ocorrerá ainda em 2026.
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