Nem toda central multimídia de carro que suporta Android Auto sem fio, mas o Google obrigará o uso da conexão sem fio quando o aparelho for compatível. Está é uma das novidades de uma nova versão do Android Auto (8.7) que começou a ser disponibilizada para os usuários.
Até então era possível desligar a conectividade sem fio nas configurações do Android Auto, obrigando a conexão via cabo para o sistema se comunicar com a central multimídia do carro.
O modo sem fio pode ser mais conveniente, pois sem um cabo a probabilidade de problemas de conexão é muito menor. Não são raros problemas de conexão com o uso de cabo USB ou até mesmo problemas de incompatibilidade.
Por outro lado, o Android Auto Wireless consome mais energia do smartphone e a conexão a uma porta USB ou um carregador sem fio podem ser úteis.
Sem poder desligar a função sem fio também fica mais difícil alternar o smartphone conectado ao Android Auto. A solução, neste caso, seria ativar o modo avião do aparelho conectado, forçando sua desconexão.
Nova interface a caminho
Uma grande atualização para a interface do Android Auto é esperada desde o início de janeiro, quando começou a ser disponibilizada para alguns usuários beta.
É a interface chamada de Coolwalk, que vem sendo liberada pelo próprio Google para evitar problemas de compatibilidade com alguns aparelhos.
A nova interface mostra informações de vários aplicativos ao mesmo tempo em cards, como o Apple Carplay. Desta forma, a interface pode se adaptar melhor aos diferentes tamanhos e proporções de telas, ao mesmo tempo que facilita o acesso a certas funções.
Em uma tela mais retangular, por exemplo, o Spotify pode funcionar ao lado do Google Maps, cada um com seus controles. Também é possível acessar o menu de aplicativos sem deixar de ver o mapa.