Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Nokia investirá US$ 100 milhões para criar o carro do futuro

Parte finlandesa que não foi vendida à Microsoft criará novas tecnologias

Por Victor Caputo, de Exame.com Atualizado em 9 nov 2016, 13h38 - Publicado em 5 Maio 2014, 13h00
tecnologia

A Nokia anunciou que irá investir 100 milhões de dólares (223 milhões de reais) em pesquisas relacionadas a carros inteligentes e conectados. As pesquisas serão financiadas pela Nokia, mas realizadas por outras empresas ou órgãos que trabalhem na área.

De acordo com a Nokia, o objetivo é “identificar e investir em companhias cujas inovações serão importantes para um mundo conectado e com carros inteligentes”. A Nokia já atua no mercado com o Here, um serviço de mapas inteligentes.

O anúncio da Nokia vem apenas alguns dias depois que parte da empresa passou ao controle da Microsoft. A divisão de aparelhos (com smartphones e tablets) passou ao controle da empresa americana na semana passada, depois de uma compra de 7,2 bilhões de dólares.

A competição por carros inteligentes vem aumentando e mostrando que ele pode ser um setor importante no futuro. O Google, por exemplo, parece estar alcançando certo êxito com seus carros que se dirigem.

A briga pelo espaço interno do carro também vem esquentando. A própria Microsoft mostrou sua versão de Windows para rodar dentro de automóveis. A empresa já atua nessa área com o Ford Sync, uma tenologia conectada desenvolvida pela Microsoft com o Windows como base e embarcada em carros da montadora Ford.

Outro participante nessa corrida é a Apple, que recentemente apresentou o CarPlay, uma versão de iOS para carros, que já tem montadoras parceiras, como Mercedes-Benz e Ford.

Continua após a publicidade

Publicidade