Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

MotoBot: o incrível robô motociclista da Yamaha

Protótipo será utilizado para o desenvolvimento de novos produtos

Por Paulo Campo Grande Atualizado em 9 nov 2016, 14h45 - Publicado em 23 nov 2015, 15h30
tecnologia

Uma das atrações mais inusitadas do último Salão de Tóquio 2015 foi um robô apresentado pela Yamaha. O MotoBot é um robô com forma de humano capaz de pilotar motos – no vídeo de apresentação ele fala que nasceu para superar ninguém menos que o piloto Valentino Rossi, nove vezes campeão do MotoGP.

O objetivo da Yamaha não é construir um robô que leve as pessoas para passear sobre duas rodas e nem usar as habilidades dele para produzir uma moto autônoma. O MotoBot é uma ferramenta de trabalho da empresa que, com esse recurso, espera poder desenvolver novos equipamentos sem precisar arriscar a vida de pilotos profissionais em manobras arriscadas.

O Motobot ainda está em fase de desenvolvimento. Atualmente ele só consegue andar em linha reta – embora consiga repetir as manobras com bastante precisão, o que é importante para a correção dos ensaios da engenharia. No futuro, porém, o MotoBot poderá inclinar a moto, fazer manobras de slalon e até escolher o melhor traçado em uma pista, para buscar os tempos de volta. Para isso, além dos seis atuadores que possui (para movimentar o guidão, acelerar, acionar embreagem, freio dianteiro e traseiro e trocar de marcha) ele vai ganhar sensores e antenas de GPS, para se orientar e reconhecer as reações da moto, segundo a Yamaha.

LEIA MAIS:

– Novos Mini terão visão de super-herói

– Todas as funções dos 30 botões do volante do Porsche 919

Continua após a publicidade

Publicidade