Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Morte do ator Anton Yelchin pode ter relação com uso incorreto do câmbio da Jeep

Grand Cherokee envolvido no acidente havia sido convocado para recall nos EUA

Por Diego Dias Atualizado em 23 nov 2016, 21h14 - Publicado em 20 jun 2016, 17h15
Jeep Grand Cherokee
Jeep Grand Cherokee

Na madrugada desse domingo (19) foi confirmada a morte do ator Anton Yelchin, famoso por atuar nos filmes “Star Trek” e “Exterminador do Futuro: A Salvação”. Segundo informações do Jalopnik, o ator de 27 anos foi esmagado na sua garagem por seu próprio carro, um Jeep Grand Cherokee 2015. 

LEIA MAIS:

>> Os novos SUVs da Jeep e Hyundai que chegam ao Brasil logo mais

>> Jeep lançará Grand Cherokee Hellcat até 2017

>> Comparativo: Jeep Renegade x Fiat Toro

Continua após a publicidade

O acidente aconteceu na casa do próprio Yelchin, onde o SUV foi achado com o motor ligado e com a alavanca de câmbio na posição “N” (ponto morto dos carros automáticos) pelos amigos do ator, que foram até a casa dele por estranharem seu atraso e ausência num ensaio. Aparentemente, o utilitário desceu sozinho e prensou o ator contra a caixa de correio que ficava junto ao portão.

Anton Yelchin
Anton Yelchin em Star Trek

A Polícia de Los Angeles confirmou que o Grand Cherokee envolvido no caso foi um dos veículos chamados pelo megarecall do Grupo FCA (Fiat-Chrysler Automobiles) anunciado em abril. Segundo a convocação, a caixa de câmbio de oito marchas acionada por uma alavanca tem causado problemas por seu funcionamento confuso.

A alavanca tem um formato semelhante a um joystick, que se movimenta para frente e para trás sem promover engates, se mantendo na mesma posição. Isso tem feito com que, sem perceber, os proprietários dos veículos não posicionem o câmbio na posição de estacionamento “P” – que trava as rodas de tração quando acionado, ao contrário da posição “N”, que apenas deixa o carro em ponto morto.

Junto com o hábito dos americanos de não acionar o freio de mão em carros automáticos, a perigosa consequência é que os carros podem se movimentar dependendo da inclinação do local onde foram estacionados.

Ainda não foi confirmado se a morte do ator tem vínculo com o recall da transmissão do Grand Cherokee mas, nos Estados Unidos, mais de 40 incidentes relacionados ao câmbio confuso foram registrados com pessoas atingidas (e feridas) pelos próprios carros. A polícia local ainda investiga as causas do acidente.

 

Continua após a publicidade
Publicidade