Morre ex-presidente da VW Wolfgang Sauer
Executivo fez história no comando da marca no Brasil
O ex-presidente da Volkswagen, Wolfgang Sauer, faleceu na manhã da última segunda-feira, 29 de abril. O empresário estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP), há quase dois meses.
Sauer chegou ao Brasil em 1961 e assumiu a presidência da Volkswagen do Brasil em 1973. Marcou época no comando da empresa, defendendo a filial contra as sucessivas tentativas da matriz de encerrar suas atividades por aqui, e abriu as exportações de carros brasileiros para o Oriente Médio. Na época, ele trocava os veículos por petróleo, que era posteriormente revendido à Petrobras.
O alemão nascido em Stuttgart comandou a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha entre 1974 e 1977 e liderou a fracassada aliança Autolatina, firmada entre Ford e VW na América Latina. No entanto, sua forte identificação com a marca de Wolfsburg o qualificou ao apelido de “o Homem Volkswagen”, que perdura até os dias atuais. Recentemente, Sauer ganhou uma biografia escrita por Maria Lúcia Doretto e publicada pela Geração Editorial.