Morre Eiji Toyoda, executivo que tornou Toyota montadora

Engenheiro japonês tinha 100 anos e presidiu companhia entre 1967 e 1982

mercado mercado

mercado (/)

Eiji Toyoda, engenheiro japonês responsável pela transformação da Toyota numa das grandes montadoras do planeta, faleceu hoje no Toyota Memorial Hospital, na cidade que leva o mesmo nome da empresa. O executivo foi vítima de problemas cardíacos. Na última quinta, o engenheiro havia completado 100 anos.

Sobrinho de Saikichi Toyoda, fundador da Toyoda Automatic Loom Works (empresa até então têxtil), Toyoda entrou na empresa em 1936. No ano seguinte, seu primo Kichirio criou a Toyota Motor, divisão da empresa voltada para motores e convidou o engenheiro para trabalhar no chão de fábrica – promovendo-o a diretor em 1945.

Toyoda presidiu a companhia entre 1967 e 1982 – desenvolvendo projetos como o Corolla, um dos carros mais vendidos da história. Após deixar a presidência, o engenheiro continuou como conselheiro de honra da empresa até sua morte.

Toyotismo

De acordo com o Wall Street Journal, uma visita à fábrica da Ford na década de 1950 serviu de inspiração para o engenheiro em relação aos métodos de produção. Desde então, a pontualidade, o controle de desperdícios e a capacitação de funcionários foram algumas das marcas de sua gestão na Toyota. O sistema de produção, conhecido como toyotismo, foi um dos fatores chaves para o sucesso internacional da montadora.

No comando da empresa, Toyoda construiu mais de 10 fábricas ao redor do mundo e passou a exportar veículos para diversos países. Em 1983, ele costurou uma parceria entre Toyota e GM que permitiu à empresa entrar no mercado americano. Segundo a Bloomberg, 30 anos depois, a companhia japonesa vale hoje 16 vezes mais do que a montadora de Detroit.

Atualmente, a Toyota é a maior montadora do mundo em vendas. Só no primeiro trimestre de 2013, foram 1,57 milhão de unidades comercializadas. No Brasil, a empresa vendeu mais de 80 mil carros em 2012.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s