PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Morre Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador da Caoa, aos 77 anos

Fundador do Grupo Caoa, representante de Hyundai, Subaru e Caoa Chery, morreu em São Paulo aos 77 anos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 set 2021, 06h43 - Publicado em 14 ago 2021, 09h59
Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador da Caoa
Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador da Caoa (Hyundai CAOA/Reprodução)

Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o Dr. Caoa e fundador do Grupo Caoa, morreu na manhã deste sábado aos 77 anos.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

“Dr Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos”, afirma nota divulgada pela diretoria da Caoa.

O Grupo Caoa continuará sendo gerido pelos atuais executivos da empresa. Ele ocupava o cargo de presidente do Conselho de Administração do Grupo Caoa.

Continua após a publicidade

“A família Hyundai envia nossas mais sinceras condolências à família e aos colaboradores de Carlos Alberto de Oliveira Andrade. Como fundador da CAOA, nossa parceira de negócios no Brasil por mais de 20 anos, Dr. Carlos deixa um grande legado para a indústria automobilística brasileira. Sua liderança visionária contribuiu para a introdução da marca Hyundai no País e ainda continuava atuante em nossa presença local. Nossos sentimentos e orações estão com sua família”, comenta Ken Ramirez, presidente e CEO da Hyundai Motor no Brasil e nas Américas Central e do Sul.

Caoa fundou um dos maiores grupos automobilísticos do Brasil, que nasceu da compra de uma concessionária Ford em Campina Grande (PB). Ele havia adquirido um Ford Landau, mas a concessionária faliu e, mesmo formado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, resolveu comprar a concessionária como forma de compensar a perda do dinheiro pago pelo carro.

Isso foi em 1979. Seis anos depois, a Caoa se tornava a maior revendedora Ford do Brasil. O Dr. Caoa chegou a aceitar tijolos e até cabeças de gado como pagamento pelos carros e, assim, ganhou fama no nordeste brasileiro. Em 2006 era o maior concessionário Ford da América Latina.

Continua após a publicidade
chery_tiggo_5x_
Tiggo 5X é o carro mais vendido da Caoa Chery no Brasil, mas muda em breve (Divulgação/Chery)

Em 1992 a Caoa passou a ser representante da Renault no Brasil, o que durou até 1998 quando a fabricante francesa assumiu as operações. Nesse interim, passou a representar a Subaru e poucos anos depois assumiu as operações da Hyundai. Hoje as duas marcas estão de lado, com oferta de modelos minguada e desatualizada.

Nos últimos anos o Grupo concentrou seus esforços na Caoa Chery. No final de 2017 o Grupo Caoa comprou a metade das operações da Chery no Brasil, investindo em reposicionamento da marca, novas concessionárias e, como já fazia antes com a Hyundai, em muita publicidade na televisão e na mídia impressa. Conta-se que Carlos Alberto participava ativamente do processo de criação das peças publicitárias.

Continua após a publicidade

Por pouco, o maior representante Ford do Brasil não comprou a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP). O Grupo Caoa ainda teria avaliado a compra da fábrica da Ford em Camaçari (BA). Seria uma volta e tanto na história.

Contudo, em maio o Grupo alcançou um feito: emplacou mais carros novos, com a Chery, do que a marca que representou por mais de 40 anos.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Edição de julho

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.