Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Mercedes-Benz revela Classe X, primeira picape média da marca

Apresentado como carro-conceito, utilitário será feito na Argentina e chega ao Brasil em 2018

Por Vitor Matsubara e Péricles Malheiros (de Estocolmo, Suécia)
Atualizado em 23 nov 2016, 21h53 - Publicado em 25 out 2016, 16h09

Mercedes-Benz Classe X

Após meses de mistério, a Mercedes-Benz revelou a primeira picape média produzida por uma marca de luxo. Embora seja um conceito, o Concept X-Class antecipa as formas da futura Classe X, que será lançada em vários mercados no final de 2017. No Brasil, a estreia está agendada para 2018.

LEIA MAIS

> Nova Nissan Frontier chega às lojas em 2017

> Picape Renault Alaskan começa a ser vendida em 2018

A Classe X é fruto de um acordo firmado pela Daimler com a aliança Renault-Nissan. Não por acaso, a picape Mercedes-Benz aproveita a plataforma da Nissan Frontier, que também é aproveitada na Renault Alaskan. O design, no entanto, será bem diferente de suas “irmãs”. Na frente, a picape tem faróis espichados e uma versão gigante da grade frontal presente nos automóveis de passeio da marca. Na traseira, a marca apresentou dois estilos distintos: enquanto na Adventurer as lanternas horizontais ocupam uma área pequena da traseira, na Stylish Explorer um filete de leds contorna toda a tampa.

Mercedes-Benz Classe X
Cabine dupla terá duas versões e opções de motores a diesel ou gasolina ()

Duas versões do conceito foram apresentadas em Estocolmo, na Suécia. A Powerful Adventurer ressalta os atributos fora-de-estrada do utilitário, trazendo acessórios voltados para incursões longe do asfalto – como um guincho para tirá-la de atoleiros, pneus para uso lameiro e outros acessórios. A tampa da caçamba é vazada. Já a Stylish Explorer ressalta a fama da marca alemã no segmento de luxo para “diferenciá-la no segmento premium”, trazendo rodas de liga leve de 22 polegadas e um kit aerodinâmico com para-choques exclusivos e saias laterais.

Mercedes-Benz Classe X
Painel tem componentes de Classe C e V. Materiais de alto luxo e acabamento impecável ()

Segundo a empresa, a versão topo de linha da Classe X contará com um motor V6 movido a diesel, equipado com tração permanente nas quatro rodas. Haverá também outros dois motores de quatro cilindros em linha, além de duas motorizações (uma a gasolina e outra a diesel) de origem Nissan.

Mercedes-Benz Classe X
Classe X Powerful Adventurer será para adeptos de off-road pesado ()

A produção para o mercado europeu, australiano e sul-africano começa em 2017 na fábrica da Nissan, em Barcelona, Espanha. Já o mercado latino-americano será abastecido pela fábrica da Renault em Córdoba (Argentina), a partir de 2018. A escolha pelos nossos hermanos, aliás, não se deu por acaso: uma pesquisa realizada pela Daimler indica que a Argentina é o segundo maior mercado de picapes do mundo. Lá, de acordo com a empresa, a categoria responde por 11,6% da frota total de veículos, perdendo apenas para a Austrália (14,1%). No Brasil, a porcentagem de picapes médias rodando pelas nossas ruas é de quase 5%, reforçando a importância do país ressaltada pela própria Mercedes-Benz durante a apresentação.

Mercedes-Benz Classe X
Versão Stylish Explorer será a mais cara da gama (Divulgação)

“Nosso objetivo é oferecer a cada cliente um automóvel adequado para as suas necessidades e, com a picape Mercedes-Benz, preenchemos uma das últimas lacunas no nosso portfólio. A Classe X será padrão em um segmento em expansão”, afirma Dieter Zetsche, presidente da Daimler AG. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.