Mercado em julho: Toyota Yaris bate Etios; Hyundai Creta sobe 45%

Hatch recém-lançado disparou nas vendas e afetou modelo veterano. SUV coreano é o segundo do segmento

O inédito Toyota Yaris cresceu tão rápido que já impactou nas vendas do Etios

O inédito Toyota Yaris cresceu tão rápido que já impactou nas vendas do Etios (Christian Castanho/Quatro Rodas)

“Me dê um mês completo de vendas e lhes mostrarei do que sou capaz”, poderia dizer o Toyota Yaris.

O último lançamento da marca foi o maior destaque do mercado em julho, com um crescimento de 1.380%, segundo a Fenabrave.

É um número impactante, mas que merece uma ressalva. As 208 unidades vendidas em junho não refletem o resultado do mês todo, já que o japonês teve a contagem de poucos dias.

Em julho, o hatch compacto emplacou 2.872 unidades, índice próximo ao Fox (3.127). O crescimento indica que ainda há espaço para subir no ranking, mas antes disso o Yaris já começou a influenciar os rivais.

A chegada do Yaris já fez com que algumas versões do Etios, como a Platinum, saíssem de linha

A chegada do Yaris já fez com que algumas versões do Etios, como a Platinum, saíssem de linha (Toyota/Divulgação)

O mais impactado no momento é o Etios, que despencou de 2.907 unidades em junho para 1.790 no mês passado.

Vale lembrar que a própria Toyota se antecipou a essa possível canibalização, tirando de linha as versões mais caras do hatch.

No topo da tabela o Chevrolet Onix segue na liderança sem ser incomodado pela concorrência.

A segunda posição geral, porém, foi alterada. Sai o Hyundai HB20 (9.124 unidades) e entra o Ford Ka (9.558).

O crescimento do compacto fabricado em Camaçari (BA) acontece no momento em que a marca promoveu uma atualização no hatch (e no Ka sedã), com destaque para a inclusão do câmbio automático.

O Virtus segue no topo dos sedãs compactos premium mais vendidos

O Virtus segue no topo dos sedãs compactos premium mais vendidos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Entre os sedãs não houve surpresas e Chevrolet Prisma, Volkswagen Virtus e Toyota Corolla seguem no topo de seus segmentos.

O médio japonês, porém, é o único três-volumes a figurar entre os dez mais vendidos em julho.

O Compass foi o único SUV que se manteve entre os dez mais vendidos em julho

O Compass foi o único SUV que se manteve entre os dez mais vendidos em julho (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Outro segmento que perdeu representatividade no ranking geral no mês passado foi o de SUVs. No Top 10 de julho o segmento foi representado somente pelo Jeep Compass, que cresceu em relação a junho e registrou 5.360 unidades vendidas.

A recém-lançada série especial Edição Comemorativa 1 Million pode alavancar ainda mais as vendas do Hyundai Creta

A recém-lançada série especial Edição Comemorativa 1 Million pode alavancar ainda mais as vendas do Hyundai Creta (Divulgação/Hyundai)

Entre os utilitários esportivos o outro destaque é do Hyundai Creta. O modelo, que acaba de ganhar uma série especial, subiu 45% em julho e ficou na vice-liderança entre os SUVs, com 4.238 veículos vendidos.

Crescimento firme

O volume total de vendas de veículos e comerciais leves em julho registrou aumento não só em relação a junho, mas também em comparação com o mesmo período do ano passado.

A alta de julho para junho foi de 6,9%, enquanto em relação a julho de 2017 o crescimento foi de 16,6%. A melhora nas vendas este ano segue constante, e o volume de vendas no acumulado do ano foi de 14,2%.

Confira a tabela com os 50 mais vendidos em julho

1 Chevrolet Onix 16.856
2 Ford Ka 9.558
3 Hyundai HB20 9.124
4 Volkswagen Gol 6.631
5 Volkswagen Polo 5.828
6 Fiat Argo 5.476
7 Jeep Compass 5.360
8 Renault Kwid 5.203
9 Chevrolet Prisma 5.016
10 Toyota Corolla 4.364
11 Renault Sandero 4.251
12 Hyundai Creta 4.238
13 Volkswagen Virtus 4.173
14 Jeep Renegade 4.034
15 Fiat Mobi 3.498
16 Honda HR-V 3.444
17 Fiat Cronos 3.284
18 Nissan Kicks 3.157
19 Volkswagen Fox 3.130
20 Ford EcoSport 3.107
21 Ford Ka Sedan 3.050
22 Hyundai HB20S 2.881
23 Toyota Yaris 2.872
24 Volkswagen Voyage 2.809
25 Nissan Versa 2.685
26 Renault Captur 2.616
27 Renault Duster 2.534
28 Chevrolet Tracker 2.430
29 Chevrolet Cobalt 2.367
30 Honda Civic 2.084
31 Renault Logan 2.014
32 Honda Fit 1.975
33 Volkswagen Up! 1.934
34 Toyota Etios 1.790
35 Chevrolet Spin 1.650
36 Chevrolet Cruze 1.557
37 Ford Fiesta 1.478
38 Fiat Siena 1.379
39 Toyota SW4 1.303
40 Toyota Etios Sedan 1.259
41 Honda WR-V 1.168
42 Nissan March 1.128
43 Honda City 1.125
44 Fiat Uno 883
45 Citroën Aircross 868
46 Hyundai ix35 824
47 Peugeot 2008 797
48 Toyota Yaris Sedan 754
49 Volkswagen SpaceFox 592
50 Peugeot 208 568

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Ítalo Neves de Araújo

    O editor esqueceu de conferir a lista de comerciais leves! Cadê a Fiat Toro que vendeu mais de 6.200 unidades e a Fiat Strada que vendeu mais de 5.700 ? Elas são a 5° e 7° mais vendidas respectivamente, prisma e Corolla não estão no top 10 de mais vendidos se considerarmos o total de vendas dos comerciais leves.