Menor que o Corolla, novo Toyota Yaris será feito no Brasil

Modelo será fabricado no país nas versões hatch e sedã, com preços abaixo do Corolla

O Yaris poderá ser fabricado no Brasil, segundo o site Autos Segredos

O Yaris poderá ser fabricado no Brasil, segundo o site Autos Segredos (Divulgação/Toyota)

A Toyota revelou na Tailândia a nova geração do Yaris sedã, modelo compacto do porte do Honda City. Segundo o jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, o três-volumes é igual à versão que a marca irá fabricar no Brasil a partir do ano que vem, junto com uma variante hatch.

A informação foi confirmada por fontes de QUATRO RODAS junto à fábrica, com uma mudança: segundo eles, a produção do Yaris nacional começaria já no final de 2017 em Sorocaba, onde hoje é fabricado o Etios.

Apesar de não ser uma unanimidade, o design do novo Yaris pode ser menos polêmico do que o Etios. A dianteira mistura diversas linhas, com direito a três entradas de ar, luzes diurnas separadas dos faróis e projetores com aros vermelhos nas versões esportivas.

A traseira segue uma linha mais conservadora, herdando alguns traços da versão norte-americana do Corolla.

Traseira adota um desenho mais simples e com poucas firulas

Traseira adota um desenho mais simples e com poucas firulas (Divulgação/Toyota)

A marca não repetiu a escola Etios no interior do Yaris, adotando uma configuração mais usual, com quadro de instrumentos à frente do motorista. O modelo pode receber sistema multimídia, ar-condicionado digital e chave presencial com partida por botão – que fica do lado externo, como nos Porsche.

O interior pode ter painel de instrumentos com LCD, sistema multimídia e partida por botão

O interior pode ter painel de instrumentos com LCD, sistema multimídia e partida por botão (Divulgação/Toyota)

Na Tailândia o motor 1.2 de 86 cv é sempre associado a um câmbio automático do tipo CVT. Segundo Vidal, no entanto, o modelo brasileiro poderá adotar o 1.8 de até 144 cv usado nas versões GLi do Corolla,, com opção de câmbio manual.

No país asiático, o Yaris terá ESC com assistente de partida em rampa de série. Os sete airbags, no entanto, devem ser restritos às versões mais caras.

As medidas próximas às do City indicam um bom espaço para quatro adultos

As medidas próximas às do City indicam um bom espaço para quatro adultos (Divulgação/Toyota)

A nova plataforma modular TNGA (que estreará no Corolla em 2019) permitiu ao Yaris ter medidas próximas à dos rivais: são 4,43 m de comprimento, 1,73 m de largura e 2,55 m de entre-eixos. Como referência, o City tem 4,45 m, 1,69 m e 2,60 m, respectivamente.

A Toyota também poderá se espelhar na estratégia de preços da rival, deixando o Yaris sedã na faixa de R$ 60 até R$ 80 mil. Hoje, o Etios mais caro (Platinum 1.5 sedã AT) é tabelado em R$ 68.390, enquanto o Corolla mais simples parte de R$ 91.990.

Além do City, a nova dupla de sedã/hatch da Toyota deverá concorrer com a dupla Polo e Virtus, da Volkswagen, e Ford Fiesta hatch e sedã (este último acaba de retornar ao país, importado do México).

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Fernando Bello Rodrigues de Freitas

    A Toyota está dando mole. Deveria lançar, junto com o Yaris, um SUV (certamente derivado da mesma plataforma) para concorrer com HR-V, Kicks, Tracker e cia. O mercado claramente já mostrou que esse é o viés com maior demanda. E vamos combinar, o Etios – nas duas formas – é muito feio, é o pior é aquele cluster no centro. Irk – não tem nada pior.

  2. Milton Castro

    Amigos da 4Rodas. Vcs se esqueceram do Cobalt que está ótimo!

  3. joznildo cipriano

    Será que o cobalt é equipado o suficiente para entrar na briga? tamanho ele tem.

  4. Daniel Pardo

    Será que com a vinda desse novo carro da Toyota o (excelente) Etios vai sair de linha??

  5. Mais um grande ícone da beleza dos Toyota …..kkkkkkk

  6. Falando em preço da toyota , nunca na minha vida que eu vou pagar 68 mil num ETIOS

  7. Rockton Kaus

    Vai vender igual água, principalmente para mulheres. Essa marca fez um belo marketing, muitos nem experimentam os concorrentes (que são muito melhores e mais baratos, na maioria das vezes).