McLaren apresenta uma proposta para os carros de corrida do futuro

MP4-X tem cockpit fechado, tecnologia de realidade aumentada e carenagem com painéis solares

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Graças aos problemas com os novos motores Honda ainda em desenvolvimento, a McLaren nunca penou tanto na Fórmula 1 quanto nesse ano. Talvez para dar uma descontraída no ambiente, ela liberou seus engenheiros para se dedicarem a criar um bólido para as corridas do futuro.

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O resultado é o MP4-X, um estudo de design, performance, segurança e tecnologia que combina características já vistas na Fórmula 1 com outras egressas da aeronáutica e dos superesportivos de rua. O cockpit, por exemplo, é fechado, semelhante ao dos aviões de caça, com um HMD (helmet mounted display, ou visor montado no capacete) e tecnologia de realidade aumentada com o auxílio de câmeras ao redor do carro, para permitir uma visão de 360º desobstruída. Outro visor do tipo HUD (head-up display, visor ao nível dos olhos) concentraria as informações da corrida.

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As superfícies aerodinâmicas do conceito são controladas eletronicamente, variando suas formas a cada curva ou reta. O MP4-X toma liberdades hoje proibidas na Fórmula 1, como o direcionamento do fluxo de ar produzido pelo motor para incrementar a aderência e o uso do efeito-solo criado na superfície inferior do carro. As rodas são todas cobertas, permitindo um menor arrasto e também aumentando as possibilidades de monitoração da temperatura e do desgaste dos pneus.

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Em caso de acidente, os materiais que compõem o monocoque podem se deformar para absorver o impacto e retornar imediatamente à sua forma original, para que a energia de um segundo impacto também seja absorvida.

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O MP4-X foi projetado para utilizar uma motorização híbrida capaz de recarregar suas baterias não apenas com a recuperação da energia em frenagens, mas também através de um método de indução na própria pista – algo como os trechos de recarga do game Mario Kart. Há também painés fotovoltáicos capazes de transformar energia solar em eletricidade distribuidos pela superfície superior da carroceria.

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Pensando nos patrocinadores, as superfícies destinadas à exibição de marcas são capazes de mudar os anunciantes conforme o público que está vendo a corrida, num esquema reativo parecido com a publicidade direcionada existente na internet. Isso pode permitir que cada equipe tenha um número bem maior de patrocinadores globais e regionais.

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