Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Marchionne diz que Ferrari vale 12 bilhões de euros

Entretanto analistas discordam do valor

Por Cadu Tupy Atualizado em 9 nov 2016, 14h08 - Publicado em 3 nov 2014, 15h20
paris-2014

O presidente executivo do grupo Fiat Chrysler, e também da Ferrari, Sergio Marchionne, disse que a montadora italiana de superesportivos tem um valor de mercado de 12 bilhões de euros, após revelar os planos de separar a marca de luxo do restante do grupo na semana passada. A notícia parece ser otimista por parte do dirigente, já que vários analistas discordam do valor.

Editor do Automotive News, Luca Ciferri acredita que o valor da Ferrari seja, de fato, de aproximadamente cinco bilhões de euros, número alcançado após multiplicar por dois o faturamento da empresa, procedimento comum para descobrir o valor de uma montadora de carros de luxo. Stuart Pearson, da Exane Paribas, uma companhia de investimento valia a Ferrari em 5.5 bilhões de euros.

Outros números vão desde 7.1 bilhões, dito por Massimo Vecchio, do Mediobanca, 7.2 bilhões estimado por Gabriele Gambarova, do Banca Akros, e 8.7 bilhões vindo de Christina Church, do Barclays Research, porém Marchionne afirma que o cálculo correto seria multiplicar por 9 até 12 vezes o recebido pela companhia, antes de taxas, depreciação e amortização, assim como é feito com empresas de produtos de luxo.

Desta forma, o número base para multiplicação seria 650 milhões de euros, o que significaria que a Ferraria valeria entre 5.85 bilhões e 7.8 bilhões de euros, número ainda longe dos 12 bilhões. Porém, pensando de forma positiva, Marchionne acredita que o número base passará em breve de 1 bilhão de euros, chegando, potencialmente, ao montante que o dirigente acredita ser o verdadeiro.

Continua após a publicidade

Publicidade