Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Latin NCAP diz que Hyundai escolheu cadeirinha sem Isofix

HB20 teve apenas uma estrela na proteção a crianças

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 12h20 - Publicado em 28 mar 2013, 20h56
seguranca

Após a Hyundai afirmar que o uso de uma cadeirinha sem Isofix teria influenciado no resultado do crash-test feito com o HB20, o Latin NCAP decidiu se manifestar. Na avaliação, divulgada pela entidade recentemente, o hatchback recebeu apenas uma estrela na avaliação de proteção às crianças.

Em comunicado oficial, o órgão afirma que foi procurado pela marca no fim de 2012, e a própria Hyundai se propôs a patrocinar o teste. Neste caso, a montadora arca com os custos da aquisição do automóvel, embora não participe da compra do veículo – tal ação é de responsabilidade exclusiva do Latin NCAP.

Ainda segundo o órgão, os engenheiros da marca estiveram presentes no dia do crash test e teriam, inclusive, “escolhido qual sistema de retenção infantil seria utilizado, depois de semanas de discussão sobre o assunto”.

Continua após a publicidade

O Latin NCAP afirmou que, quando uma montadora oferece o patrocínio a um teste, já realizou diversos testes de impacto com o veículo. A instituição diz que ofereceu à Hyundai a possibilidade de apresentar os resultados do teste em outra ocasião, quando as cadeirinhas com Isofix já estivessem sendo vendidas e pudessem ser utilizadas no teste, mas a Hyundai teria optado pela realização do teste mesmo assim, “assumindo os riscos de obter um resultado negativo na segurança a crianças”.

A legislação brasileira exige o uso de cadeirinhas certificadas pelo Inmetro, cuja norma, por sua vez, não exige compatibilidade com Isofix. Isso gera o seguinte paradoxo: as cadeirinhas desenvolvidas para Isofix não podem ser certificadas pelo Inmetro e, se o usuário quiser usar uma cadeirinha desenvolvida especialmente para o sistema, só pode optar por um produto sem o selo do Inmetro.

O Inmetro, por sua vez, afirma que pretende revisar a regulamentação técnica desta norma, incluindo o sistema na avaliação das cadeirinhas em um prazo de aproximadamente um ano.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.