Latin NCAP diz que Hyundai escolheu cadeirinha sem Isofix

HB20 teve apenas uma estrela na proteção a crianças

seguranca seguranca

seguranca (/)

Após a Hyundai afirmar que o uso de uma cadeirinha sem Isofix teria influenciado no resultado do crash-test feito com o HB20, o Latin NCAP decidiu se manifestar. Na avaliação, divulgada pela entidade recentemente, o hatchback recebeu apenas uma estrela na avaliação de proteção às crianças.

Em comunicado oficial, o órgão afirma que foi procurado pela marca no fim de 2012, e a própria Hyundai se propôs a patrocinar o teste. Neste caso, a montadora arca com os custos da aquisição do automóvel, embora não participe da compra do veículo – tal ação é de responsabilidade exclusiva do Latin NCAP.

Ainda segundo o órgão, os engenheiros da marca estiveram presentes no dia do crash test e teriam, inclusive, “escolhido qual sistema de retenção infantil seria utilizado, depois de semanas de discussão sobre o assunto”.

O Latin NCAP afirmou que, quando uma montadora oferece o patrocínio a um teste, já realizou diversos testes de impacto com o veículo. A instituição diz que ofereceu à Hyundai a possibilidade de apresentar os resultados do teste em outra ocasião, quando as cadeirinhas com Isofix já estivessem sendo vendidas e pudessem ser utilizadas no teste, mas a Hyundai teria optado pela realização do teste mesmo assim, “assumindo os riscos de obter um resultado negativo na segurança a crianças”.

A legislação brasileira exige o uso de cadeirinhas certificadas pelo Inmetro, cuja norma, por sua vez, não exige compatibilidade com Isofix. Isso gera o seguinte paradoxo: as cadeirinhas desenvolvidas para Isofix não podem ser certificadas pelo Inmetro e, se o usuário quiser usar uma cadeirinha desenvolvida especialmente para o sistema, só pode optar por um produto sem o selo do Inmetro.

O Inmetro, por sua vez, afirma que pretende revisar a regulamentação técnica desta norma, incluindo o sistema na avaliação das cadeirinhas em um prazo de aproximadamente um ano.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s