A Land Rover está em festa nesta quarta-feira (17). Isso porque um dos mais tradicionais modelos da marca britânica, o Range Rover, completa 45 anos de existência. Em virtude da data especial, a montadora publicou um pequeno histórico do utilitário esportivo em suas quatro gerações.
A primeira foi lançada em 1970 exclusivamente com duas portas, sendo equipada com motor V8 a gasolina. Onze anos depois disso, surgiu a variante com quatro portas, e em 1986, foi introduzida a primeira opção de motor a diesel. Outras novidades vieram em 1989 (freios ABS) e em 1992 (controle de tração e suspensão eletrônica a ar).
O tempo entre as gerações do Range Rover diminuiu a partir da segunda, revelada ao mundo em 1994. Desde logo, já foram introduzidas diversas opções de motorização, a diesel e a gasolina e, em 1999, surgiu a edição especial Linley, com a cor predominante externa e internamente.
Já consolidado no mercado global, o SUV passou a ficar mais potente na terceira geração, que pode ser vista em primeira mão em 2001. A partir de 2005, foram introduzidos motores como o 4.2 V8 sobrealimentado e, depois, o 4.4 TDV8 a diesel (2006) e o 5.0 v8 a gasolina (2009).
A atual geração do Range Rover chegou às concessionárias em 2012, com ênfase na redução de peso graças à vasta utilização de alumínio em sua arquitetura, de modo a tornar o veículo mais eficiente. O luxo também fez parte do modelo, com o lançamento da versão de topo de linha SVAutobiography.