Substituir um carro muito marcante é um desafio enorme para qualquer fabricante. A Lada mostra no Salão de Moscou uma conceito que ilustra sua visão de como deveria ser a nova geração do Niva, que em 40 anos só mudou de nome: hoje, Lada 4X4.
O jipinho velho, leve, barato e com poucas concessões foi recriado como um carro moderno e robusto. Para o designer-chefe da Lada, Steve Mattin, o conceito 4X4 Vision exibe a “filosofia do melhor veículo off-road”.
Há traços já vistos em outros Lada, como a grade em forma de X e os para-lamas salientes que também formam um X. O conceito leva a 24ª do alfabeto mais a sério: os faróis e lanternas, ambos de leds, também tem forma de X.
Apesar do aspecto moderno, o 4X4 Vision é fiel ao modelo original nas linhas do teto e no capô quase reto. Mas o interior, com quadro de instrumentos digital, central multimídia, ar-condicionado de duas zonas, câmbio automático e seletor de tração eletrônico mostra que este é, de fato, um projeto deste século.
Um detalhe interessante é que as portas traseiras são suicidas e abrem-se apenas com a abertura da dianteira, como na terceira porta da Fiat Strada Cabine Dupla.
A Lada afirma que não há planos para lançar uma nova geração do Lada 4X4 antes de 2022, mas Mattin afirma que este conceito será a inspiração para os criadores do novo modelo. Mas existe a possibilidade do velho Niva conviver com sua nova geração.