Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Kit pretende deixar qualquer carro autônomo por US$ 10 mil

Cruise RP-1 deverá ser capaz de dirigir um carro em situações restritas

Por Victor Caputo, de Exame.com Atualizado em 9 nov 2016, 13h47 - Publicado em 23 jun 2014, 17h24
tecnologia

A investida mais conhecida nos carros autônomos (aqueles que se pilotam sozinhos) é o carro inteligente do Google. Sem pedal ou sem volante, ele é capaz de ir de um ponto ao outro sem qualquer auxílio de um piloto humano. Mas eles estão longe de serem lançados comercialmente.

Para acelerar esse processo, uma startup quer transformar qualquer automóvel tradicional em carro autônomo. O kit é desenvolvido pela Cruise e custa 10 mil dólares. O Cruise RP-1, está sendo testado em carros da Audi, mas a ideia é que algum dia eles possam ser instalados em qualquer carro.

O Cruise RP-1 deverá ser capaz de dirigir um carro em situações restritas, como uma estrada. Ele será capaz de fazer curvas ou desviar de outros carros e objetos que estejam no trajeto. Mas ele não será capaz de se pilotar com autonomia total em meio a uma cidade, por exemplo.

cruise.jpeg
Continua após a publicidade

Em uma conversa com o site The Verge, o CEO da Cruise, Kyle Vogt, explicou: “Isso é completamente diferente do que se vê no carro do Google, que é um carro de pesquisa de 100 mil dólares, com um punhado de sensores. Tudo no nosso sistema é pensado para um consumidor. Ele é bem mais barato e mesmo assim seu desempenho é muito bom”, afirmou.

O Cruise RP-1 envolve diversos sensores colocados no topo do carro, além de partes mecânicas para o volante, acelerador e freio. No porta-malas, fica o cérebro do sistema. Uma caixa preta presa ao carro analisa os dados captados pelos sensores e envia ordens ao sistema de direção. Um botão instalado no painel faz a mudança de direção entre o computador e um humano.

Com seu sistema mais barato, o Cruise RP-1 não funciona em ambientes desfavoráveis. A fabricante afirma que na chuva, sob neblina ou mesmo durante a noite não é possível usar o sistema.

Por enquanto, a direção inteligente é vendida apenas para carros da Audi (os modelos são o A4 ou S4 de 2012 para cá). Devido a questões de legislação, o Cruise RP-1 pode ser usado somente na Califórnia, nos Estados Unidos.

De qualquer maneira, é uma demonstração do futuro. Se os carros montados para serem autônomos parecem muito longe no futuro, um kit de adaptação para qualquer automóvel pode ser uma resposta mais prática.

Continua após a publicidade

Publicidade