O Kia Stonic perdeu recentemente, para o Fiat Pulse, o título de carro híbrido mais barato do Brasil. Para tentar compensar, o Stonic 2025 está mais equipado, com foco em novos itens de auxílio à condução, e parte de R$ 149.990.
Entre os principais ganhos do Stonic estão os novo sistemas ADAS. Ele passa a ter assistentes de permanência e centralização na faixa, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência e leitura de placas de velocidade com alertas ao motorista.
Outra novidade é o quadro de instrumentos, que deixa os mostradores analógicos no passado e adota a mesma solução já vista no HB20. Ou seja, o quadro é composto por uma tela colorida e multifuncional de 4,3 polegadas, e elementos laterais independentes, que mesclam efeitos de luzes e mostradores digitais mais simples para velocidade e rotações do motor.
Além destes, o modelo segue equipado com central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, ar-condicionado digital automático, seis airbags, retrovisores com rebatimento elétrico, sensores de estacionamento traseiros, assistente de partida em rampa e rodas de liga leve de 17 polegadas.
Também não muda o conjunto mecânico, que é híbrido-leve. Ele combina o motor 1.0 turbo presente em HB20 e Creta a um sistema elétrico de 48 Volts, chegando aos 120 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem, com sete marchas, e há três modos diferentes de condução (Eco, Normal e Sport).
Em nossos testes, feitos na ocasião do lançamento do modelo no Brasil (2022), ele foi de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e obteve as médias de consumo de 10,8 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada.