Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Jaguar F-Type ganha tração integral e câmbio manual

Esportivo recebeu a sua primeira reestilização e agora tem 14 configurações diferentes

Por Ulisses Cavalcante Atualizado em 9 nov 2016, 14h30 - Publicado em 23 Maio 2015, 10h22
fabricantes

A Jaguar apresentou novidades para a linha 2016 do esportivo F-Type: tração AWD e transmissão manual. A partir de agora, tanto o conversível quanto o cupê contarão com 4×4. E o mesmo vale para o câmbio de seis marchas, mas este terá apenas tração traseira.

O novo sistema de tração veio acompanhado de um novo capô, com entradas de ar laterais maiores para aumentar a refrigeração dos componentes. A nova tração AWD atua sob demanda, ou seja, a força só é enviada ao eixo dianteiro quando a eletrônica do veículo identifica situações de deslizamento ou perda de tração. Na maior parte do tempo, a tração é totalmente enviada às rodas de trás.

O sistema AWD será adotado nas duas opções de motor (V6 3.0 e V8 5.0). Outra novidade é a expansão da tecnologia de vetoração de torque por frenagem, antes disponível apenas no F-Type R. Trata-se de um sistema eletrônico que ajuda a manter a trajetória do veículo nas curvas e reduz a ocorrência de subesterço, em que o carro “sai de frente”. Agora o recurso está disponível para todas as versões. Aliás, eram apenas seis. Agora são 14 configurações possíveis. Mas nem todas estarão à venda no Brasil.

Uma delas é a versão manual, recém-lançada. A nova caixa conta com seis marchas e é fornecida pela ZF. Trabalha em conjunto com o motor V6 3.0 (380 cv) – propulsor que equipa os F-Type S.

Outra mudança foi a adoção da direção elétrica, substituindo o sistema hidráulico do modelo lançado dois anos atrás.

Confira a galeria de fotos do modelo

Continua após a publicidade

Publicidade