“International Engine of the Year” premia os melhores motores de 2016
EcoBoost da Ford ganhou entre os 1.0; motor 1.2 Puretech da Peugeot/Citroën também foi premiado

O “International Engine of the Year” já está em sua 18ª edição e elege todos os anos os melhores motores oferecidos no planeta. Dividida em diversas categorias, a tradicional premiação é composta por um júri de 62 jornalistas do setor de 31 países diferentes, que apontam os melhores propulsores em cada categoria, além de premiar o melhor powertrain do ano. Neste ano, o prêmio do “Motor do Ano” ficou com o V8 3.9 biturbo da Ferrari 488 GTB – no ano passado, esse título ficou com o 1.5 de três cilindros do híbrido BMW i8.
Separada por categoria, os motores pré-selecionados passaram pelo crivo de jornalistas que fizeram suas impressões com embasamento subjetivo e técnico, levando em consideração características como desempenho, dirigibilidade, economia de combustível, suavidade e ruído. Entre os destaques, está o motor Ford 1.0 EcoBoost. Vencedor entre os 1,0 litro, ele tem previsão de chegar ao Brasil em julho para equipar o Fiesta. Já entre os propulsores até 1,6 litro, o eleito foi o conjunto 1.2 Puretech de três cilindros turbo da PSA, presente no Brasil apenas na versão aspirada no 208 e C3. Abaixo, confira os vencedores em categoria e suas respectivas pontuações:

Motor do Ano 2016 – Categoria “até um litro”
Ford EcoBoost 1.0 três cilindros turbo) – 348 pontos
Volkswagen 1.0 TSI três cilindros turbo – 223 pontos
BMW 2 cilindros de 647cc (extensor de autonomia do i3) – 164 pontos
GM 999cm três cilindros turbo – 122 pontos
FCA 875cc dois cilindros turbo – 96 pontos
Renault/Nissan 898cc três cilindros turbo – 71 pontos

Motor do Ano 2016 – Categoria “Entre 1.0 e 1.4”
PSA Puretech 1.2 três cilindros turbo – 228 pontos
BMW 1.2 três cilindros turbo – 174 pontos
Volkswagen 1.4 TSI (híbrido-gasolina) – 154 pontos
FCA 1.4 MultiAir turbo – 108 pontos
Volkswagen 1.4 TSI (gasolina) – 102 pontos
Volkswagen 1.4 TSI (ACT desativação de cilindros) – 97 pontos
Motor do Ano 2016 – Categoria “Entre 1.4 e 1.8”
BMW 1.5 três cilindros (i8 híbrido) – 260 pontos
BMW 1.5 turbo – 152 pontos
Audi 1.8 TFSI – 125 pontos
Toyota/Lexus 1.8 (híbrido) – 103 pontos
BMW/PSA Peugeot-Citroën 1.6 THP – 94 pontos
Mercedes-Benz 1.6 turbo – 54 pontos
Motor do Ano 2016 – Categoria “Entre 1.8 e 2.0”
Mercedes-AMG 2.0 turbo – 209 pontos
Audi 2.0 TFSI – 188 pontos
Volvo 2.0 Drive-E (híbrido) – 174 pontos
Porsche 2.0 turbo – 123 pontos
Volvo 2.0 Drive-E (gasolina) – 109 pontos
BMW 2.0 diesel – 91 pontos
Motor do Ano 2016 – Categoria “Entre 2.0 e 2.5”
Audi 2.5 cinco cilindros turbo – 307 pontos
Porsche 2.5 boxer turbo – 204 pontos
Ford 2.3 EcoBoost (Focus/350cv) – 164 pontos
Mazda 2.2 diesel – 100 pontos
Mercedes-Benz 2.1 (diesel-híbrido) – 97 pontos
Ford 2.3 EcoBoost (Mustang/309cv) – 88 pontos
LEIA MAIS:
>> O downsizing pode afetar a durabilidade dos motores?
>> Nove Ferrari feitas sob medida
>> Ford apresenta o motor 1.0 mais potente e com o maior torque do Brasil
>> Novo Peugeot 208 é bom para os olhos e também para o bolso
Motor do Ano 2016 – Categoria “Entre 2.5 e 3.0”
Porsche 3.0 boxer seis cilindros turbo – 252 pontos
BMW Motorsport 3.0 seis cilindros biturbo – 203 pontos
BMW 3.0 seis cilindros biturbo – 178 pontos
BMW M Performance 3.0 seis cilindros tri-turbo diesel – 137 pontos
Jaguar/Land Rover 3.0 V6 supercharged – 104 pontos
Volkswagen 3.0 seis cilindros TDI (diesel) – 86 pontos
Motor do Ano 2016 – Categoria “Entre 3.0 e 4.0”
Ferrari 3.9 V8 biturbo – 395 pontos
Mercedes-AMG 4.0 V8 biturbo – 206 pontos
Porsche 4.0 boxer seis cilindros – 141 pontos
Porsche 3.8 boxer seis cilindros – 125 pontos
McLaren 3.8 V8 biturbo – 122 pontos
Porsche 3.8 boxer seis cilindros turbo – 115 pontos
Motor do Ano 2016 – Categoria “Acima de 4.0”
Ferrari 6.3 V12 – 227 pontos
Audi 5.2 V10 – 161 pontos
Mercedes-AMG 5.5 V8 turbo – 124 pontos
BMW Motorsport 4.4 V8 biturbo – 110 pontos
Lamborghini 6.5 V12 – 85 pontos
GM 6.2 V8 Supercharged – 82 pontos
Motor do Ano 2016 – Categoria “Verde”
Tesla 100% elétrico – 256 pontos
BMW híbrido 1.5 (i8) – 176 pontos
Volvo híbrido plug-in 2.0 T8 – 97 pontos
BMW 100% elétrico (i3) – 87 pontos
Ford 1.0 EcoBoost – 69 pontos
Porsche híbrido plug-in 3.0 – 61 pontos
Motor do Ano 2016 – Categoria “Motor Novo”
Ferrari 3.9 V8 biturbo – 340 pontos
Volvo híbrido plug-in 2.0 T8 – 204 pontos
Porsche 3.0 boxer seis cilindros turbo – 174 pontos
Honda 2.0 turbo (Civic Type R)– 110 pontos
Ford 2.3 EcoBoost – 104 pontos
Porsche 4.0 boxer seis cilindros – 99 pontos
Motor do Ano 2016 – Categoria “Performance”
Ferrari 3.9 V8 biturbo – 311 pontos
Ferrari 6.3 V12 – 94 pontos
Porsche 4.0 boxer seis cilindros – 77 pontos
Mercedes-AMG 4.0 V8 biturbo – 73 pontos
BMW híbrido 1.5 (i8) – 72 pontos
Porsche 3.0 boxer seis cilindros turbo – 58 pontos
Motor do Ano 2016 – Classificação Final
Ferrari 3.9 V8 biturbo – 331 pontos
BMW híbrido 1.5 (i8) – 278 pontos
Porsche 3.0 boxer seis cilindros turbo – 267 pontos
PSA Puretech 1.2 três cilindros turbo – 267 pontos
Ford EcoBoost 1.0 três cilindros turbo – 157 pontos
Mercedes-AMG 2.0 turbo – 136 pontos
Ferrari 6.3 V12 – 107 pontos
Audi 2.5 cinco cilindros turbo – 94 pontos
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.
Impressa + Digital
Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.
Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.
Comparativo entre os principais modelos do mercado.
Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.
Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.
Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)