“International Engine of the Year” premia os melhores motores de 2016

EcoBoost da Ford ganhou entre os 1.0; motor 1.2 Puretech da Peugeot/Citroën também foi premiado

Motor 3.9 V8 biturbo Ferrari 488 GTB Motor 3.9 V8 biturbo da Ferrari 488 GTB gera 670 cv de potência

Motor 3.9 V8 biturbo da Ferrari 488 GTB gera 670 cv de potência  (/)

O “International Engine of the Year” já está em sua 18ª edição e elege todos os anos os melhores motores oferecidos no planeta. Dividida em diversas categorias, a tradicional premiação é composta por um júri de 62 jornalistas do setor de 31 países diferentes, que apontam os melhores propulsores em cada categoria, além de premiar o melhor powertrain do ano. Neste ano, o prêmio do “Motor do Ano” ficou com o V8 3.9 biturbo da Ferrari 488 GTB – no ano passado, esse título ficou com o 1.5 de três cilindros do híbrido BMW i8.

Separada por categoria, os motores pré-selecionados passaram pelo crivo de jornalistas que fizeram suas impressões com embasamento subjetivo e técnico, levando em consideração características como desempenho, dirigibilidade, economia de combustível, suavidade e ruído. Entre os destaques, está o motor Ford 1.0 EcoBoost. Vencedor entre os 1,0 litro, ele tem previsão de chegar ao Brasil em julho para equipar o Fiesta. Já entre os propulsores até 1,6 litro, o eleito foi o conjunto 1.2 Puretech de três cilindros turbo da PSA, presente no Brasil apenas na versão aspirada no 208 e C3. Abaixo, confira os vencedores em categoria e suas respectivas pontuações:

Ford EcoBoost 1.0Ford 1.0 EcoBoost

Ford 1.0 EcoBoost (/)

Motor do Ano 2016 – Categoria “até um litro”

Ford EcoBoost 1.0 três cilindros turbo) – 348 pontos

Volkswagen 1.0 TSI três cilindros turbo – 223 pontos

BMW 2 cilindros de 647cc (extensor de autonomia do i3) – 164 pontos

GM 999cm três cilindros turbo – 122 pontos

FCA 875cc dois cilindros turbo – 96 pontos

Renault/Nissan 898cc três cilindros turbo – 71 pontos

PSA 1.2 PureTech turbo PSA 1.2 PureTech turbo

PSA 1.2 PureTech turbo  (/)

Motor do Ano 2016 – Categoria “Entre 1.0 e 1.4”

PSA Puretech 1.2 três cilindros turbo – 228 pontos

BMW 1.2 três cilindros turbo –  174 pontos

Volkswagen 1.4 TSI (híbrido-gasolina) – 154 pontos

FCA 1.4 MultiAir turbo –  108 pontos

Volkswagen 1.4 TSI (gasolina) – 102 pontos

Volkswagen 1.4 TSI (ACT desativação de cilindros) – 97 pontos

 

Motor do Ano 2016 – Categoria “Entre 1.4 e 1.8”

BMW 1.5 três cilindros (i8 híbrido) – 260 pontos

BMW 1.5 turbo – 152 pontos

Audi 1.8 TFSI – 125 pontos

Toyota/Lexus 1.8 (híbrido) – 103 pontos

BMW/PSA Peugeot-Citroën 1.6 THP – 94 pontos

Mercedes-Benz 1.6 turbo – 54 pontos

 

Motor do Ano 2016 – Categoria “Entre 1.8 e 2.0”

Mercedes-AMG 2.0 turbo – 209 pontos

Audi 2.0 TFSI – 188 pontos

Volvo 2.0 Drive-E (híbrido) – 174 pontos

Porsche 2.0 turbo – 123 pontos

Volvo 2.0 Drive-E (gasolina) – 109 pontos

BMW 2.0 diesel – 91 pontos

 

Motor do Ano 2016 – Categoria “Entre 2.0 e 2.5”

Audi 2.5 cinco cilindros turbo – 307 pontos

Porsche 2.5 boxer turbo – 204 pontos

Ford 2.3 EcoBoost (Focus/350cv) – 164 pontos

Mazda 2.2 diesel – 100 pontos

Mercedes-Benz 2.1 (diesel-híbrido) – 97 pontos

Ford 2.3 EcoBoost (Mustang/309cv) – 88 pontos

 

LEIA MAIS:

>> O downsizing pode afetar a durabilidade dos motores?

>> Nove Ferrari feitas sob medida

>> Ford apresenta o motor 1.0 mais potente e com o maior torque do Brasil

>> Novo Peugeot 208 é bom para os olhos e também para o bolso

 

Motor do Ano 2016 – Categoria “Entre 2.5 e 3.0”

Porsche 3.0 boxer seis cilindros turbo – 252 pontos

BMW Motorsport 3.0 seis cilindros biturbo – 203 pontos

BMW 3.0 seis cilindros biturbo – 178 pontos

BMW M Performance 3.0 seis cilindros tri-turbo diesel – 137 pontos

Jaguar/Land Rover 3.0 V6 supercharged – 104 pontos

Volkswagen 3.0 seis cilindros TDI (diesel) – 86 pontos

 

Motor do Ano 2016 – Categoria “Entre 3.0 e 4.0”

Ferrari 3.9 V8 biturbo – 395 pontos

Mercedes-AMG 4.0 V8 biturbo  – 206 pontos

Porsche 4.0 boxer seis cilindros – 141 pontos

Porsche 3.8 boxer seis cilindros – 125 pontos

McLaren 3.8 V8 biturbo – 122 pontos

Porsche 3.8 boxer seis cilindros turbo – 115 pontos

 

Motor do Ano 2016 – Categoria “Acima de 4.0”

Ferrari 6.3 V12 – 227 pontos

Audi 5.2 V10 – 161 pontos

Mercedes-AMG 5.5 V8 turbo – 124 pontos

BMW Motorsport 4.4 V8 biturbo – 110 pontos

Lamborghini 6.5 V12 – 85 pontos

GM 6.2 V8 Supercharged – 82 pontos

 

Motor do Ano 2016 – Categoria “Verde”

Tesla 100% elétrico – 256 pontos

BMW híbrido 1.5 (i8) – 176 pontos

Volvo híbrido plug-in 2.0 T8 – 97 pontos

BMW 100% elétrico (i3) – 87 pontos

Ford 1.0 EcoBoost – 69 pontos

Porsche híbrido plug-in 3.0 – 61 pontos

 

Motor do Ano 2016 – Categoria “Motor Novo”

Ferrari 3.9 V8 biturbo – 340 pontos

Volvo híbrido plug-in 2.0 T8 – 204 pontos

Porsche 3.0 boxer seis cilindros turbo – 174 pontos

Honda 2.0 turbo (Civic Type R)– 110 pontos

Ford 2.3 EcoBoost – 104 pontos

Porsche 4.0 boxer seis cilindros – 99 pontos

 

Motor do Ano 2016 – Categoria “Performance”

Ferrari 3.9 V8 biturbo –  311 pontos

Ferrari 6.3 V12 – 94 pontos

Porsche 4.0 boxer seis cilindros – 77 pontos

Mercedes-AMG 4.0 V8 biturbo – 73 pontos

BMW híbrido 1.5 (i8) – 72 pontos

Porsche 3.0 boxer seis cilindros turbo – 58 pontos

 

Motor do Ano 2016 – Classificação Final

Ferrari 3.9 V8 biturbo – 331 pontos

BMW híbrido 1.5 (i8) – 278 pontos

Porsche 3.0 boxer seis cilindros turbo – 267 pontos

PSA Puretech 1.2 três cilindros turbo – 267 pontos

Ford EcoBoost 1.0 três cilindros turbo – 157 pontos

Mercedes-AMG 2.0 turbo – 136 pontos

Ferrari 6.3 V12 – 107 pontos

Audi 2.5 cinco cilindros turbo – 94 pontos

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s