Apesar dos investimentos recentes para ter sua própria linha de picapes, a Hyundai agora está olhando para outro caminho: uma parceria com a General Motors. O objetivo do acordo entre Hyundai e GM seria justamente o desenvolvimento conjunto de caminhonetes, inclusive com a possibilidade de uma marca apenas colocar o logo da outra no seu carro.
Segundo o portal Pulse, citando fontes ligadas à marca sul-coreana, houve uma reunião no início de novembro para discutir a iniciativa. O presidente da Hyundai, Euisun Chung, teria se encontrado com a CEO da GM, Mary Barra.
As duas fabricantes haviam assinado um acordo de colaboração em setembro passado, com foco em tecnologias de energia limpa, veículos e cadeia de suprimentos.
A publicação revela que um dos pontos que estão sendo explorados é a fabricação de picapes destinadas para o mercado latino-americano. Atualmente, a Hyundai está fora deste segmento na região, pois sua única picape, a Santa Cruz, é vendida somente no Canadá e nos Estados Unidos.
Existe até a possibilidade de usar a velha estratégia de “badge engineering” (“engenharia de emblema” em inglês), colocando o logotipo da Hyundai na Chevrolet S10 ou Montana. Isto resolveria diversas questões, aumentando a produção das duas caminhonetes sem um grande investimento. Por outro lado, a Hyundai teria que convencer o público a comprar a sua versão de cada picape em vez da original da GM.
O foco na América Latina faz sentido não só pelo tamanho do mercado de picapes na região, como também pela dificuldade que a Hyundai teria para introduzir um novo modelo. A fabricante está trabalhando em novas caminhonetes, que estrearão através da Kia, como a futura Tasman, revelada em outubro.
O plano original era que a Hyundai teria sua própria versão posteriormente. Porém, importar a picape faria com que chegasse cara demais para ser competitiva o suficiente. A parceria com a GM poderia ser, também, uma forma de compartilhar o chassi da Tasman para uma eventual nova geração da Chevrolet S10.
Até o momento, a marca tinha outra ideia para o Brasil. Como revelado em abril, a Hyundai planejava criar uma picape baseada no Creta, em uma ideia parecida com o conceito Creta STC apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016. Seria um modelo monobloco, no mesmo molde que a Fiat Toro e a Chevrolet Montana, com chances de ser híbrida. O cronograma era de lançar a caminhonete em até três anos.
Se utilizar a Montana e até a S10, a Hyundai conseguiria lançar estes modelos muito mais rapidamente. A empresa pode fazer como a Nissan Frontier e a Renault Alaskan, alterando o design o suficiente para que realmente pareça outra picape, o que seria um plano melhor do que o da Fiat Titano e Peugeot Landtrek, que literalmente só tem o logotipo diferente.