Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Honda Prologue: SUV elétrico fabricado pela GM é confirmado para 2024

Pioneiro de uma nova fase da japonesa, SUV valerá de tecnologia da GM e será lançado junto a irmão da Acura, também elétrico

Por João Vitor Ferreira Atualizado em 28 jun 2021, 20h18 - Publicado em 28 jun 2021, 19h52
logo animado do novo prologue
Apenas essa animação com o logo do novo SUV foi divulgado pela Honda Divulgação/Honda

A Honda pretende dar o primeiro passo em seu projeto de carbono-neutro com um novo SUV elétrico, que será montado em parceria com a GM. O recém-anunciado Prologue ainda não teve seu visual revelado, mas a montadora já planeja boas vendas ao modelo, previsto para 2024.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

A ideia é que o veículo esteja situado entre dois outros SUVs da marca no número de vendas: o Passaport e o Pilot, segundo afirmações do vice-presidente executivo da Honda, Dave Gardner. A partir disso é razoável estimar que, se no mês de maio, o Passport vendeu 16.480 unidades nos EUA, contra 5.092 do Pilot, a Honda espera que o seu novo BEV atinja a casa das 10.000 unidades vendidas ao mês.

Sobre a parceria com a GM, o que se sabe até agora é que o novo Prologue utilizará as baterias de Ultium desenvolvidas pela montadora americana, também responsável pela plataforma e montagem do veículo. A promissora tecnologia Ultium se vale de células energéticas bursiformes e prismáticas para aproveitamento excepcional de espaço, gerando capacidade de até incríveis 200 kWh em veículos de dimensões cotidianas.

Plataformas baseadas na tecnologia Ultium serão até 15% mais leves, graças a redução de componentes eletro-mecânicos
Plataformas baseadas na tecnologia Ultium serão até 15% mais leves, graças a redução de componentes eletro-mecânicos Divulgação/Chevrolet

Ambas as empresas também estão envolvidas no desenvolvimento de outro SUV, que ainda não teve nome revelado, mas que será lançado sob a tutela da Acura. Com seus lançamentos marcados para 2024, a dupla representará primeiro passo do plano da Honda para chegar a emissão zero de carbono. A intenção é que 40% de suas vendas sejam de elétricos em 2030, dobrando esse número em 2035 e chegando aos 100% em 2040.

  • Para isso a empresa elabora uma nova plataforma, chamada de “e:Architeture” e possivelmente lançada ao final desta década. A ideia é implementá-la nos Estados Unidos antes de expandi-la a outros países. Não à toa o nome Prologue (prólogo, na tradução livre) foi escolhido para deixar claro: se trata de um pioneiro.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa de QUATRO RODAS 746
    A edição 746 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
    Continua após a publicidade
    Publicidade