Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Honda planeja recall mundial por falhas de airbags

Montadora japonesa busca solução para problema

Por Cadu Tupy Atualizado em 9 nov 2016, 14h13 - Publicado em 9 dez 2014, 12h33
recall

O presidente da Honda Motor Corporation, Takanobu Ito, disse que a montadora está planejando um recall mundial para solucionar de uma vez por todas os problemas com os airbags fornecidos pela Takata, além de admitir arrependimento pela companhia não ter se envolvido com a situação de forma mais enfática mais cedo.

“Nós não podemos depender da Takata para encontrar a causa”, disse Ito em entrevista para o jornal Nihon Keizei Shimbun. “Deveríamos ter tomado alguma atitude pensando que era um problema com os carros e não apenas de uma peça”. Os comentários do presidente seguem medidas que convocaram cerca de 8.74 milhões de veículos apenas nos Estados Unidos.

Globalmente, o recall já afeta cerca 13 milhões de veículos desde 2008. Porta voz da Honda, Teruhiko Tatebe confirmou que a montadora está planejando aumentar as medidas investigativas em outras regiões além dos Estados Unidos e Japão, embora não tenha definido ainda como, mas áreas da Ásia e Europa seriam as afetadas.

Toda esta preocupação é pelos problemas enfrentados com os airbags defeituosos fornecidos pela Takata e que estouram na hora de serem acionados, o que já causou cinco fatalidades comprovadas, sendo quatro apenas nos Estados Unidos. Buscando resolver a situação, Ito ainda falou: “se eu sair agora, não poderei cumprir com as minhas responsabilidades”, encerrou.

Continua após a publicidade

Publicidade