GT350 “Ole Yeller”: o Mustang legalizado mais pronto para a pista da história
Inspirado no caça P-51 Mustang, cupê traz motor V8 5.2 aspirado de 533 cv e várias modificações visuais e mecânicas
Uma das inspirações para o batismo do esportivo da Ford, o P-51 Mustang foi o mais vitorioso avião de caça americano da Segunda Guerra. Agora chegou a vez da homenagem no sentido oposto: o novo Mustang GT350 “Ole Yeller”, inspirado em um exemplar de P-51 que fez história nos EUA ao participar de shows e corridas aéreas por mais de 20 anos.
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O modelo foi construído exclusivamente para um leilão beneficente da EAA (Associação de Aviões Experimentais), nos Estados Unidos, cujo objetivo é arrecadar fundos para projetos educacionais e formação de pilotos de aviões. O visual traz pintura amarela e preta semelhante à do caça, bem como os badges com a inscrição da versão e detalhes em verde, como as capas dos espelhos retrovisores, a enorme asa traseira, logotipos, e até a capa das pinças de freio.
Os para-choques com desenho mais agressivo e os spliters são de fibra de carbono, material também usado nas saias laterais e grade dianteira. Há ainda iluminação verde em led (de gosto discutível) debaixo e no interior do carro – que conta com bancos Recaro, soleiras e tapetes com logotipos alusivos à série.
Montado com base na mecânica do Mustang GT350, a edição “Ole Yeller” traz um V8 5.2 de 533 cv a 7.500 rpm e 59,3 mkgf de torque máximo a 4.750 rpm, sempre atrelado a um câmbio manual Tremec de seis marchas. Suspensão e freios sofreram diversas modificações focadas para a pista, como a redução do peso não-suspenso, amortecedores auto-ajustáveis do tipo MagneticRide, enormes freios Brembo e pneus MIchelin Pilot Super Sport feitos especialmente para o modelo.
Tudo isso o torna (segundo os americanos) o Mustang legalizado para as ruas mais pronto para corridas da história!
Ao contrário do que se pode imaginar, o V8 5.2 nada tem a ver com o V8 5.0 usado em outras versões do Mustang. Com apetite incomum por giros altos, o novo V8 é construído num bloco de alumínio (quase seis quilos mais leve que o cojunto 5.0) descartando tecnologias comuns a esportivos de hoje, como sistema de injeção direta ou sobrealimentação. No entanto, a preferência por um sistema mais purista, naturalmente aspirado, não fez o Mustang GT350 menos potente: com 103 cavalos por litro, trata-se da maior potência específica de um motor aspirado já feito pela Ford.