Google anuncia primeiro carro autônomo sem volante do mundo

Protótipo de carro inteligente poderá ser controlado pelo smartphone

 (/)

O Google vem trabalhando com bastante afinco em tecnologia para desenvolver um carro autônomo. Parte da frota que faz o mapeamento das ruas para o Google Street View já é autônoma. Mas agora a empresa do Vale do Silício dá um passo largo e anuncia o primeiro protótipo de carro sem volante do mundo.

O carro foi desenvolvido completamente pelo Google e alguns parceiros. Antes, a empresa colocava sensores, câmeras e software para que um carro tradicional se dirigisse.

Sergey Brin revelou os planos sobre o automóvel na conferência realizada pelo site Recode durante esta semana. Ele afirmou que com o carro desenvolvido pela empresa, é possível colocar mais sensores do que era possível em um carro tradicional. Eles podem ficar nos lugares estritamente necessários para que não haja nenhum problema.

O visual do carrinho é engraçado, ele parece de brinquedo. Bem compacto, o interior tem lugar para apenas duas pessoas. Mas com a retirada do painel, volante, pedais e câmbio, sobrou um bom espaço livre. No vídeo de apresentação (veja no final deste texto) uma pessoa passeia com um cão da raça labrador no espaço que estaria ocupado em um carro normal.

De acordo com Brin, a viagem pode ser programada usando um smartphone. Em momentos em que o carro percebe que é seguro acelerar, ele é capaz de chegar a até 160 km/h.

No blog oficial do Google, o diretor do projeto, Chris Urmson, ressaltou os impactos de segurança que o carro pode trazer. “Idosos podem manter sua liberdade mesmo que não consigam lembrar onde a chave do carro está. Bêbados e motoristas distraídos? Passado”, escreve.

Ainda de acordo com Urmson, a ideia é que os carros sejam extremamente básicos. “Nós queremos aprender com eles e adaptá-los o mais rápido possível”, afirma.

Serão construídos cem protótipos (ainda com controles manuais) para serem testados por funcionários do Google. O post no blog ainda afirma que a ideia é criar um programa piloto na Califórnia nos próximos dois anos. O texto deixa a entender que isso ainda precisaria de acordos (provavelmente com o governo).

Assista abaixo a um vídeo (em inglês) do carro do Google em funcionamento:


Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s