A General Motors está perto de anunciar um investimento bilionário para o futuro próximo da fábrica de Gravataí (RS). Como parte dos investimentos anunciados no início deste ano, que totalizam R$ 7 bilhões para entre 2024 e 2028, a empresa terá um inédito SUV compacto híbrido, além das reestilizações das linhas Onix e Tracker. As informações são do Autos Segredos.
De acordo com a publicação, a maior novidade do aporte será o desenvolvimento de um inédito SUV compacto derivado do Onix, que ficará abaixo do Tracker e será lançado em 2026. Seus maiores rivais serão modelos como Fiat Pulse, Renault Kardian e um futuro novo compacto da Volkswagen.
O modelo utilizará a mesma plataforma GEM, que dá origem a Onix, Tracker e Montana, mas terá visual exclusivo para se diferenciar do hatch – com quem mais terá proximidades nas dimensões, especialmente em entre-eixos e largura. Conte com estamparias novas em portas, para-lamas, dianteira, traseira e no capô, que será elevado. O mesmo acontecerá no interior, que será exclusivo.
Ainda segundo o Autos Segredos, o novo SUV manterá o mesmo motor 1.0 turbo flex de Onix, Onix Plus e Tracker, que passará por atualizações, como a adoção de injeção direta de combustível, conforme adiantado por QUATRO RODAS. Com isso, os números de potência e torque também poderão mudar em relação aos 116 cv e 16,8 kgfm máximos atuais.
A diferença é que o novato já nascerá híbrido. Ainda não se sabe, porém, qual será o tipo de tecnologia híbrida adotada. Em termos tecnológicos e de segurança, conte com itens de auxílio à condução (como frenagem automática de emergência).
O investimento também dará vida às reestilizações das linhas Onix e Tracker, começando pelo Tracker, no início de 2025. Além de mudanças visuais, de acabamento e na motorização, os modelos poderão ganhar a central multimídia que estreou na Spin, com integração ao quadro de instrumentos.