Fusca e 147 brigam no Duelo da Semana

Com projetos inteligentes, compactos fizeram história no país

revista revista

revista (/)

Desta vez, o Duelo da Semana colocará frente a frente dois dos maiores compactos já fabricados no país.

De um lado temos o Fusca, o modelo mais carismático produzido na história da Volkswagen – e possivelmente um dos mais queridos do Brasil também. Fabricado de 1959 a 1986, o Sedan (seu nome original) teve sua produção retomada em agosto de 1993, a pedido do então presidente da República, Itamar Franco. A ideia era que o Fusca fosse o veículo popular da marca alemã, competindo em um segmento que ainda engatinhava no país.

Entretanto, os problemas de um projeto defasado e a chegada de rivais mais modernos e baratos abreviaram a “segunda vida” do modelo, que teve sua segunda aposentadoria confirmada em 1996. No total, 3,36 milhões de unidades foram produzidas pela VW no país. O Fusca foi o responsável por ensinar várias gerações de motoristas a dirigir e até hoje cultiva uma legião de fãs de todas as idades.

O concorrente da vez é o Fiat 147. Lançado em 1976, ele marcou a chegada da Fiat no país, inaugurando a fábrica da marca italiana em Betim (MG). O projeto baseado no 127 ficou marcado pelo espaço interno surpreendente para um carro com 3,62 metros de comprimento. Outra característica bastante apreciada era a economia de combustível: na época, a Fiat ficou famosa por um comercial que mostrava uma unidade atravessando os 14 quilômetros da ponte Rio-Niterói com apenas 1 litro de combustível.

Durante seus quinze anos de produção, o 147 sofreu duas reestilizações e deu origem a uma família completa de modelos derivados, incluindo o 147 Pick-Up (que inaugurou o segmento de picapes pequenas em 1978), a perua Panorama (de 1980) e o sedã Oggi, de 1982.

Qual destes compactos é o seu favorito? Deixe seu voto abaixo!

Loading…

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s