Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Frankfurt: os carros-conceito mais interessantes – ou malucos – do Salão

Novidades vão de carrinho de pedal a futuro rival do Honda HR-V

Por Rodrigo Furlan (com fotos de Getty Images) Atualizado em 9 nov 2016, 14h41 - Publicado em 16 set 2015, 14h49
fabricantes

Eles nem sempre são as grandes atrações dos salões automotivos recheados de lançamentos para o mercado, mas nunca é bom deixá-los de lado. Isso porque os carros-conceito costumam ser prévias de novas gerações de modelos bem conhecidos, protótipos de futuros modelos inéditos das marcas e até exercícios de design criativos ou bem-humorados. Veja abaixo uma lista dos conceituais mais interessantes do Salão de Frankfurt de 2015.

Peugeot Fractalpeugeot-fractal.jpeg

O visual é radical, típico de um carro-conceito futurista. Por outro lado, a proposta não é estranha à história da marca: um cupê-cabriolet, tal qual, por exemplo, o antigo 308 CC. A grande diferença é a motorização elétrica, oferecendo 102 cavalos de potência. A bateria de 30 kWh é suficiente para garantir autonomia de até 450 quilômetros. Leia a matéria completa clicando aqui.

Bugatti Vision Gran Turismobugatti-vision-gran-turismo.jpeg

Da tela do videogame para a vida real. Originalmente, o modelo foi desenvolvido exclusivamente para Gran Turismo 6, mas ele não só ganhou uma versão real como exerce papel importante: antecipar algumas características de design do novo supercarro da marca, o sucessor do Veyron. O protótipo tem motor W16 e poderia chegar a 400 km/h.

Porsche Mission Eporsche-mission-e.jpeg

Um dos grandes problemas dos carros elétricos é a lentidão no processo de recarga das baterias. Seguramente, o Mission E não padece desse mal, já que conta com um carregador Turbo Charging. Com ele, é possível recarregar 80% das baterias em apenas 15 minutos, o que rende uma autonomia de 400 quilômetros. Com potência total de 600 cv, o Mission E é tido como futuro rival do Tesla Model S. Saiba mais sobre ele clicando aqui.

Nissan Gripznissan-gripz.jpeg

Poucas marcas têm apostado tanto nos utilitários esportivos quanto a Nissan. O Gripz é mais dessa lista e, apesar do visual um tanto exótico, alguns detalhes poderão ser usados na próxima geração do Juke. Quanto à motorização, o modelo desenvolvido por equipes de design da Europa e do Japão é um híbrido, sendo que a parte elétrica é derivada do Leaf.

Land Rover Defender Pedal Carland-rover-defender-pedal-car.jpeg

Dificilmente haverá algo tão surpreendente quanto o Defender Pedal Car. Afinal de contas, estamos falando de um carrinho de pedal infantil! A fidelidade visual do modelo com o primeiro Land Rover de pré-produção, no qual se baseia, é bastante grande, com direito a painel de instrumentos e alavanca de câmbio. A má notícia fica por conta do preço sugerido pela marca quando o brinquedo chegar ao mercado: 10 mil libras esterlinas.

Hyundai N Vision Gran Turismohyundai-n-vgt.jpeg

Outra novidade originária de Gran Turismo 6 que teve uma unidade produzida na vida real. Trata-se do primeiro modelo da família de performance “N” da Hyundai, com características de design marcantes e um trem de força diferenciado, movido por um sistema de célula de combustível de hidrogênio. São desenvolvidos 871 cv, dado que impressiona mais quando se observa o peso do modelo: 972 kg. Futuro candidato a Le Mans?

Continua após a publicidade

Toyota C-HRtoyota-ch-r-1.jpeg

Vem aí um rival para o Honda HR-V. A prévia dele pode ser vista no C-HR, originalmente mostrado no Salão de Paris de 2014 e, agora, atualizado. O modelo tem motorização híbrida e um visual, por ora, bastante peculiar. Marque na agenda: a versão de produção do utilitário será apresentada no Salão de Genebra de 2016.

Mazda Koerumazda-koeru.jpeg

Este é o típico caso de protótipo que parece quase pronto para entrar em produção. Talvez a explicação esteja no fato de que a linguagem de design do Koeru concept seja a KODO, a mesma utilizada nos modelos atuais da gama da Mazda. Outra novidade é a presença da mais recente geração do sistema multimídia MZD Connect.

Mercedes-Benz Concept IAAmercedes-iaa-concept.jpeg

Eis o futuro dos cupês esportivos da marca alemã. Futuro mesmo, já que é evidente a característica ousada do modelo. Possível referência visual para os próximos CLS e Classe S, o Concept IAA tem motorização híbrida, oferecendo 279 cv e baixo índice de emissão de CO2 (g/km). O coeficiente de arrasto bem baixo (0,19) é obtido graças a uma carroceria modular que pode mudar de formato conforme o tipo de trajeto. Difícil de entender? Confira o vídeo que explica a engenhoca.

Volkswagen Golf GTE Concept Sportvw-golf-gte-sport-concept.jpeg

Visto pela primeira vez no Worthersee, evento austríaco com modelos customizados das marcas do grupo Volkswagen, o GTE Concept Sport é bem mais esportivo que o Golf GTE à venda no mercado europeu. A motorização é híbrida, com bloco 1.6 TSI e dois motores elétricos trabalhando em conjunto e oferecendo 400 cv.

Citroën Cactus Mcitroen-cactus-m.jpeg

Uma volta ao passado. Retomando o conceito do antigo Méhari, o Cactus M se destaca pela vocação outdoor e de esportes radicais, com direito a teto removível e extensão traseira, a qual permite a instalação de pranchas de wakeboard ou surfe na parte superior do veículo. Para os entusiastas dessas atividades, muita calma: ainda não há uma versão de produção prevista.

VEJA MAIS– Frankfurt: resumo do primeiro dia do maior Salão do mundo

Continua após a publicidade
Publicidade