Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Frankfurt: os carros-conceito mais interessantes – ou malucos – do Salão

Novidades vão de carrinho de pedal a futuro rival do Honda HR-V

Por Rodrigo Furlan (com fotos de Getty Images)
Atualizado em 9 nov 2016, 14h41 - Publicado em 16 set 2015, 14h49
fabricantes

Eles nem sempre são as grandes atrações dos salões automotivos recheados de lançamentos para o mercado, mas nunca é bom deixá-los de lado. Isso porque os carros-conceito costumam ser prévias de novas gerações de modelos bem conhecidos, protótipos de futuros modelos inéditos das marcas e até exercícios de design criativos ou bem-humorados. Veja abaixo uma lista dos conceituais mais interessantes do Salão de Frankfurt de 2015.

Peugeot Fractal

O visual é radical, típico de um carro-conceito futurista. Por outro lado, a proposta não é estranha à história da marca: um cupê-cabriolet, tal qual, por exemplo, o antigo 308 CC. A grande diferença é a motorização elétrica, oferecendo 102 cavalos de potência. A bateria de 30 kWh é suficiente para garantir autonomia de até 450 quilômetros. Leia a matéria completa clicando aqui.

Bugatti Vision Gran Turismobugatti-vision-gran-turismo.jpeg

Da tela do videogame para a vida real. Originalmente, o modelo foi desenvolvido exclusivamente para Gran Turismo 6, mas ele não só ganhou uma versão real como exerce papel importante: antecipar algumas características de design do novo supercarro da marca, o sucessor do Veyron. O protótipo tem motor W16 e poderia chegar a 400 km/h.

Porsche Mission Eporsche-mission-e.jpeg

Um dos grandes problemas dos carros elétricos é a lentidão no processo de recarga das baterias. Seguramente, o Mission E não padece desse mal, já que conta com um carregador Turbo Charging. Com ele, é possível recarregar 80% das baterias em apenas 15 minutos, o que rende uma autonomia de 400 quilômetros. Com potência total de 600 cv, o Mission E é tido como futuro rival do Tesla Model S. Saiba mais sobre ele clicando aqui.

Nissan Gripznissan-gripz.jpeg

Poucas marcas têm apostado tanto nos utilitários esportivos quanto a Nissan. O Gripz é mais dessa lista e, apesar do visual um tanto exótico, alguns detalhes poderão ser usados na próxima geração do Juke. Quanto à motorização, o modelo desenvolvido por equipes de design da Europa e do Japão é um híbrido, sendo que a parte elétrica é derivada do Leaf.

Land Rover Defender Pedal Carland-rover-defender-pedal-car.jpeg

Dificilmente haverá algo tão surpreendente quanto o Defender Pedal Car. Afinal de contas, estamos falando de um carrinho de pedal infantil! A fidelidade visual do modelo com o primeiro Land Rover de pré-produção, no qual se baseia, é bastante grande, com direito a painel de instrumentos e alavanca de câmbio. A má notícia fica por conta do preço sugerido pela marca quando o brinquedo chegar ao mercado: 10 mil libras esterlinas.

Hyundai N Vision Gran Turismohyundai-n-vgt.jpeg

Outra novidade originária de Gran Turismo 6 que teve uma unidade produzida na vida real. Trata-se do primeiro modelo da família de performance “N” da Hyundai, com características de design marcantes e um trem de força diferenciado, movido por um sistema de célula de combustível de hidrogênio. São desenvolvidos 871 cv, dado que impressiona mais quando se observa o peso do modelo: 972 kg. Futuro candidato a Le Mans?

Toyota C-HRtoyota-ch-r-1.jpeg

Vem aí um rival para o Honda HR-V. A prévia dele pode ser vista no C-HR, originalmente mostrado no Salão de Paris de 2014 e, agora, atualizado. O modelo tem motorização híbrida e um visual, por ora, bastante peculiar. Marque na agenda: a versão de produção do utilitário será apresentada no Salão de Genebra de 2016.

Mazda Koerumazda-koeru.jpeg

Este é o típico caso de protótipo que parece quase pronto para entrar em produção. Talvez a explicação esteja no fato de que a linguagem de design do Koeru concept seja a KODO, a mesma utilizada nos modelos atuais da gama da Mazda. Outra novidade é a presença da mais recente geração do sistema multimídia MZD Connect.

Mercedes-Benz Concept IAAmercedes-iaa-concept.jpeg

Eis o futuro dos cupês esportivos da marca alemã. Futuro mesmo, já que é evidente a característica ousada do modelo. Possível referência visual para os próximos CLS e Classe S, o Concept IAA tem motorização híbrida, oferecendo 279 cv e baixo índice de emissão de CO2 (g/km). O coeficiente de arrasto bem baixo (0,19) é obtido graças a uma carroceria modular que pode mudar de formato conforme o tipo de trajeto. Difícil de entender? Confira o vídeo que explica a engenhoca.

Continua após a publicidade

Volkswagen Golf GTE Concept Sportvw-golf-gte-sport-concept.jpeg

Visto pela primeira vez no Worthersee, evento austríaco com modelos customizados das marcas do grupo Volkswagen, o GTE Concept Sport é bem mais esportivo que o Golf GTE à venda no mercado europeu. A motorização é híbrida, com bloco 1.6 TSI e dois motores elétricos trabalhando em conjunto e oferecendo 400 cv.

Citroën Cactus Mcitroen-cactus-m.jpeg

Uma volta ao passado. Retomando o conceito do antigo Méhari, o Cactus M se destaca pela vocação outdoor e de esportes radicais, com direito a teto removível e extensão traseira, a qual permite a instalação de pranchas de wakeboard ou surfe na parte superior do veículo. Para os entusiastas dessas atividades, muita calma: ainda não há uma versão de produção prevista.

Continua após a publicidade

VEJA MAIS– Frankfurt: resumo do primeiro dia do maior Salão do mundo

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.