PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Frankfurt: cinco criações insanas das preparadoras alemãs

Projetos combinam visual exclusivo com mais desempenho

Por Vitor Matsubara, de Frankfurt (ALE)
Atualizado em 9 nov 2016, 14h41 - Publicado em 24 set 2015, 09h01
fabricantes

O Salão de Frankfurt é um dos poucos eventos do gênero que abrem espaço para as preparadoras. A 66ª edição da feira dedicou metade de um dos pavilhões para empresas como Brabus, Mansory e Alpina. Veja abaixo os projetos mais insanos exibidos por lá.

Mansory Lamborghini Torofeo

mansory-torofeo-2.jpeg

A Mansory é uma das empresas mais renomadas no uso de fibra de carbono em veículos especiais. Prova disso é este belo Lamborghini Huracán, rebatizado pela empresa de Torofeo – uma brincadeira com os nomes “toro” (espanhol para “touro”) e “trofeo”, em referência à categoria de competição de turismo Super Trofeo. Toda a carroceria foi moldada com fibra de carbono, ganhando apêndices e entradas de ar desenhadas para melhorar a aerodinâmica e o fluxo de ar para o motor.

De quebra, os para-lamas foram alargados em 30 milímetros na frente e 40 milímetros atrás. A Mansory também deu seu tempero no motor 5.2 V10, que recebeu dois turbocompressores e várias peças novas, incluindo pistões, bielas e injeção de combustível. O resultado é uma potência de assustadores 1.249 cv e torque máximo limitado a 101,9 mkgf. Números divulgados pela Mansory apontam aceleração de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos e velocidade máxima de 340 km/h.

Continua após a publicidade

Brabus Rocket 900

brabus-rocket-900.jpeg

O Rocket 900 não é bem uma novidade, já que estreou no Salão de Genebra, em março passado. Mas isso não significa que ele não chamou atenção em Frankfurt. O sedã é baseado no S 65 AMG equipado com um motor 6.0 V12 biturbo. Várias mudanças foram realizadas no conjunto, incluindo a adoção de novas turbinas, coletores de admissão e escape e um novo sistema de escapamento. Por fim, a cilindrada foi aumentada para 6,3 litros, entregando 900 cv e torque máximo de 153 mkgf, ante 630 cv e 102 mkgf do V12 original. Segundo a Brabus, a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 3,7 segundos e a velocidade máxima é de 350 km/h. No visual, o sedã ganhou rodas de liga leve de 21 polegadas, suspensão rebaixada, novo kit aerodinâmico e grade frontal personalizada. O interior tem materiais como madeira, fibra de carbono, couro e Alcantara.

Alpina B6 Biturbo Edition 50

alpina-b50.jpeg
Continua após a publicidade

A grande estrela do estande da Alpina é uma criação exclusivíssima. O B6 Biturbo Edition 50 traz uma preparação do motor 4.4 V8 biturbo originalmente encontrado no 650i, equipado com turbinas maiores, novos coletores de admissão e escape e central eletrônica reprogramada. Agora são 610 cv com torque máximo de 81,5 mkgf, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades fabricada pela ZF. O toque final fica por conta do sistema de escape Akrapovic feito inteiramente de titânio, que é 17 quilos mais leve que o componente original. São necessários apenas 4,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, atingindo a velocidade máxima de 330 km/h. Se você gostou, é bom correr: a Alpina produzirá apenas 50 unidades desta jóia.

Mansory Rolls-Royce Wraith Bleurion

rolls-royce-wraith.jpeg

O estande da Mansory era possivelmente o mais recheado de superesportivos entre as preparadoras. Uma das atrações era o Rolls-Royce Wraith Bleurion, que recebeu um tratamento especial tanto na parte estética quanto na mecânica. Externamente, o cupê ganhou um novo para-choque com as luzes diurnas de leds separadas dos faróis, novo aerofólio e spoilers exclusivos na frente e atrás. A pintura em dois tons combina um chamativo azul com fibra de carbono. Esta inusitada combinação também se repete no interior, que traz acabamento em camurça e couro preto com detalhes azuis e apliques nas portas e no painel com uma técnica de pintura 3D.

Continua após a publicidade

Já o motor V12 foi remapeado e ganhou um novo escapamento, atingindo 740 cv a 5.000 rpm. O torque chega a espantosos 101,9 mkgf na faixa entre 1.500 e 5.000 rpm. Segundo números divulgados pela preparadora, o Wraith leva apenas 4,4 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, sendo 0,2 segundo mais rápido do que o modelo original. A velocidade máxima também aumentou: agora é de 300 km/h, ante os 250 km/h limitados eletronicamente pela Rolls-Royce.

Tesla Model S Brabus Zero Emission

tesla-brabus.jpeg

Não é só dos modelos Mercedes-Benz que vive a Brabus. A preparadora apresentou em Frankfurt uma versão especial do Tesla Model S. No entanto, ao contrário da maioria de suas criações, o projeto se limita a alterações visuais – pelo menos por enquanto. O sedã elétrico ganhou novas rodas de liga leve de 21 polegadas, spoiler dianteiro e difusor traseiro em fibra de carbono. O interior pode ser personalizado com couro e Alcantara. Futuramente há planos de oferecer uma versão mais potente, superando os 700 cv oferecidos no modelo original.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.