Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fractal é a nova aposta da Peugeot em segmento já conhecido

Coupe-Cabriolet conceitual se destaca por motorização elétrica

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 9 nov 2016, 14h39 - Publicado em 1 set 2015, 13h37
fabricantes

A Peugeot não é estranha ao segmento dos cupês-conversíveis (Coupe-Cabriolet). A segunda geração do 308, por exemplo, contava com uma variante desse nicho – tendência que não foi seguida na terceira geração, lançada em 2013. Agora, a montadora francesa se mostra inclinada a retomar sua história no segmento, ainda que não seja em curto prazo, com o lançamento do Fractal concept.

Mostrado nesta terça-feira (1º), o modelo poderá ser visto pelo público pela primeira vez durante o Salão de Frankfurt, no fim deste mês. Mas não espere um cupê-conversível clássico. Na verdade, a proposta do Fractal é relativamente pioneira, já que deixa de lado a motorização convencional e aposta na tecnologia elétrica.

peugeot-fractal-concept-2.jpeg

São dois blocos, um para cada eixo do carro, o que garante tração integral ao modelo. Cada um deles desenvolve 102 cavalos de potência e ambos são alimentados por um conjunto de baterias com 30 kWh. Desse modo, são garantidos até 450 quilômetros de autonomia sem necessidade de recarga.

Continua após a publicidade

Se esses números já seriam interessantes para um carro do porte do antigo 308 CC, eles ficam ainda mais atraentes quando se analisa o tamanho do Fractal concept. Isso porque ele tem apenas 3,81 metros de comprimento, 46 centímetros a menos do que o 308 CC. Mais compacto até do que o conhecidíssimo Mazda MX-5 (3,91 metros). Só o Honda S660 é menor – entre outros motivos, porque é um roadster de dois lugares.

Assim, o protótipo da Peugeot consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. O modelo também é capaz de cobrir a distância de mil metros, partindo do repouso, em 28,8 segundos. Muito desse desempenho animador também se dá graças ao peso reduzido dele: 1.000 kg.

peugeot-fractal-concept-3.jpeg

Outro destaque do produto é o fato de 80% do acabamento interno ter sido impresso em 3D, de modo a garantir sua colocação precisa. Por sinal, a cabine é extremamente futurista, com direito a volante similar àqueles vistos em carros de competição. A explicação é simples: trata-se de uma evolução do iCockpit, que estreou em 2010 em outro protótipo e depois foi levado aos modelos de produção da Peugeot.

Continua após a publicidade

Para aqueles que se interessam em sistemas multimídia, o Fractal concept tem uma central com tela de AMOLED de 7,7 polegadas sensível ao toque. Também é possível controlar o sistema por meio de comandos situados no volante. A cereja do bolo é o head-up display de alta definição, que exibe dados no para-brisa personalizados de acordo com a preferência do motorista.

Veja mais:Galeria: Peugeot Fractal conceptRelembre o lançamento do Peugeot 308 CC

Galeria: Peugeot 308 CC

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.