Clique e assine por apenas 8,90/mês

Ford Ka indiano é mais seguro que o brasileiro em avaliação do Latin NCAP

Modelo atingiu quatro estrelas conta três do brasileiro. Enquanto isso, Tiguan e Jetta atingiram a nota máxima de segurança

Por Renan Bandeira - Atualizado em 26 set 2019, 18h09 - Publicado em 26 set 2019, 16h08
Ford Figo atingiu quatro estrelas de segurança para adultos e crianças no Latin NCAP Latin NCAP/Divulgação

Nesta quinta-feira (26) foram divulgados os resultados da sétima rodada de testes do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) de 2019. Na edição foram testados os novos Volkswagen Tiguan e Jetta e Ford Figo.

Entre os testes, o que mais chamou a atenção foi o resultado obtido pelo Ford Figo, modelo indiano similar ao brasileiro Ka Sedan. Com quatro estrelas para a proteção de adultos e crianças, o veículo se mostrou mais seguro que o nosso sedã compacto.

O Figo foi atualizado no início de julho de 2019, passando a obter quatro airbags (dois dianteiros e dois laterais), enquanto o Ka contém apenas dois nas versões iniciais. O modelo nacional, inclusive, perdeu a opção de seis airbags na última atualização da gama.

O indiano ainda sai de série com controle de estabilidade (ESC) de série, item disponível apenas para a versão Titanium do sedã feito em Camaçari (BA).

Continua após a publicidade
Impacto lateral acabou entrando no habitáculo no veículo Latin NCAP/Divulgação

Durante os testes, o veículo teve sua estrutura considerada instável no impacto frontal por não suportar cargas muito altas de impacto. Já no contato lateral, houve a intrusão da estrutura de testes no habitáculo.

O Figo possui o aviso do uso do cinto nos dois bancos dianteiros e ancoragens Isofix e top tether nos bancos traseiros laterais.

Os bonecos de testes que simulavam crianças durante o teste foram presos com o uso do Isofix e o de três anos usava top tether. Ambos tiveram bons níveis de proteção.

Ka brasileiro passou por testes em setembro de 2018 utilizando o mesmo protocolo do Figo Latin NCAP/Divulgação

Há cerca de um ano, o Ka brasileiro foi testado no Latin NCAP com base no mesmo protocolo. Após o banco de provas, o veículo foi avaliado em três estrelas para segurança de adultos e quatro para a de crianças.

Continua após a publicidade

Nos testes a estrutura do habitáculo foi considerada estável. Além disso, o veículo havia mostrado uma boa absorção do impacto lateral, embora a porta traseira tenha aberto na colisão.

O Ka é mais básico que o Figo em relação aos itens de segurança. Ele conta com aviso de cinto de segurança apenas para o motorista, além de oferecer airbags extras e ESC somente nas versões mais caras.

O projeto de ambos os sedãs é similar, apesar do Figo ser levemente mais curto (3,99 m, contra 4,27 m do Ka Sedan), para se enquadrar em uma classe tarifária menor na Índia.

Entre as diferenças entre Ka e Figo estão o número de airbags e o ESC Latin NCAP/Divulgação

O sedã não conseguiu uma nota superior para condutor e acompanhante por conta do painel, que segundo o Latin NCAP, oferece uma estrutura perigosa para as pernas dos usuários. Além disso, outro ponto citado é que durante o impacto lateral a região torácica do condutor teve proteção considerada fraca.

Continua após a publicidade

Assim como no indiano, o manequim infantil que simulava uma criança de 18 meses foi preso no veículo com uso do Isofix e apoio de pé, enquanto o manequim equivalente a criança de três anos foi colocada com Isofix e Top Theter. As duas estruturas atuaram bem durante o impacto e garantiram boa proteção.

Jetta e Tiguan batem nota máxima e ganham prêmios

Tiguan e Jetta possuem os mesmos itens de segurança Latin NCAP/Divulgação

Tanto Tiguan quanto o Jetta importados do México saem de série com seis airbags e ESC. Isso, somando à adoção de novos materiais na estrutura, permitiram à dupla obter a nota máxima de cinco estrelas tanto na proteção para adultos quanto crianças.

Durante o teste de impacto lateral, a porta da frente do Jetta se abriu, fazendo com que o veículo perdesse um ponto de avaliação. No entanto, não foi suficiente para que o sedã perdesse a classificação máxima.

Nem mesmo a abertura da porta durante o impacto retirou as cinco estrelas do Jetta Latin NCAP/Divulgação

Além disso, os modelos ainda receberam dois prêmios individuais cada do Latin NCAP. Tanto Jetta quanto Tiguan ganharam o Advanced Award por conta da proteção padrão para pedestres e a frenagem autônoma de emergência (AEB) como opcional.

Continua após a publicidade

A nota máxima nos testes de crianças foi adquirida com as cadeirinhas voltadas para trás.

 

 

Publicidade