Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Ford F-150 é o carro de perseguição mais rápido da polícia americana

Nova picape F-150 Police Responder conta com cambio especial ajustado para dar mais velocidade para a viatura de perseguições

Por João Vitor Ferreira 30 jun 2021, 19h23
viatura picape ford f150 police responder
Divulgação/Ford

A Ford anunciou seu mais novo veículo policial, trata-se da F-150 Police Responder 2021. Ela é a única picape homologada como veículo de perseguição, além de ter sido feita sob medida atendendo aos feedbacks da polícia americana.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Feita para perseguições, a picape tinha que ser rápida e foi o que a Ford fez. A Police Responder tem velocidade máxima de 193 km/h, fazendo dela viatura de perseguições mais rápida dos Estados Unidos. Em testes feitos pela polícia de Los Angeles e do estado de Michigan, a picape fez de 0 a 100km/h em 5,4 segundos – um segundo a menos do que o modelo comercial.

A plataforma utilizada é a novíssima F-150 SuperCrew 2021 e a motorização é exatamente a mesma da versão que qualquer americano pode comprar. Com um motor 3.5 Ecoboost, com dois turbos gêmeos, a Police Responder tem 405 cv de potência e 70 kgfm de torque.

Mas o segredo para sua velocidade está na transmissão. Para atender às necessidades de um carro de perseguição, a picape tem uma caixa de câmbio de 10 velocidades, especialmente ajustada para aumentar o torque, com isso fazendo com que ela alcance velocidades maiores do que a versão comercial.

ford f150 é a viatura policial mais rapida dos eua
Divulgação/Ford

A nova caixa de câmbio, junto com a tração 4X4, oferece um novo sistema de ajuste de torque. Feito de maneira automática e constante, esse sistema conta com 4 modos de ajuste de torque, possibilitando uma aceleração mais rápida em qualquer terreno.

Com a alta velocidade, seria difícil fazer curvas mais fechadas. Mas os ajustes feitos na caixa de câmbio permitem que essas manobras sejam realizadas com maior facilidade.

bot ão para mudança de tração da picape policia Police Recorder
Novo sistema de tração e câmbio modificado garantem que a picape seja eficiente e veloz em qualquer terreno. Divulgação/Ford
Continua após a publicidade

Para ser eficiente no asfalto e na terra, a Police Responder vem equipada com pneus todo-terreno Wrangler Enforcer da Goodyear. Com eles, a F-150 se torna o primeiro e único veículo de perseguição equipado com um pneu desse tipo, desenvolvido para suportar altas velocidades sem sacrificar a capacidade off-road.

Um dos pedidos da polícia atendido pela Ford foi em relação ao transporte de carga. A Police Responder conta com uma capacidade de reboque padrão de mais de 3.000 kg, que pode ser aumentada para até 5080 kg. Somado a isso, ela ainda tem capacidade de carga de mais de 900 kg.

Ela também conta com o Trailer Town Package, um pacote de tecnologia que adiciona à picape uma câmera de 360 graus que dá uma visão completa do entorno. Além disso, o pacote também conta com o Pro Trailer Backup, um sistema em que girando apenas um botão no painel, você controla para onde o reboque vai, enquanto sistema toma conta da da direção.

Outras inovações tecnológicas estão na parte de segurança. Com o novo Police Engine, o policial pode sair do veículo e retirar a chave do contato sem desligar o motor. Isso permite que todo o sistema de luzes e rádio continue funcionando, mas impede que o veículo entre em movimento sem que uma chave autorizada esteja por perto, diminuindo o risco de roubo.

Na parte de conectividade, o SYNC 4  vem como padrão de fábrica. Utilizando uma tela de 8 polegadas no painel central com um modem embutido. Essa tecnologia utiliza a navegação em nuvem para fazer atualizações dos softwares de maneira remota, dessa forma, evitando serviços de manutenção não planejados.

Como todo veículo Ford, a Police Responder também conta com o Ford Telematics. Usando a mesma tecnologia wireless, esse sistema fornece acesso à telemática Ford disponível, que pode ajudar a melhorar o tempo de atividade do veículo, otimizar os custos de operação, manter o veículo protegido e até economizar combustível.

cabine interna fa f-150
A picape vem equipada com um sistema de luzes, sirene e radar. Mas que podem ser facilmente substituídos pelos equipamentos padrão da polícia regional. Divulgação/Ford

Para fechar a lista de equipamentos, a picape conta com aviso sonoro de ré, detecção frontal de pedestres e objetos com frenagem automática (pode ser desligado através de um interruptor) e alerta de ponto cego.

A F-150 Police Responder já está disponível para ser encomendada pelos estados americanos. Sua produção será feita na fábrica da Ford em Kansas City, no Missouri e tem previsão de entrega para o fim do ano.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa de QUATRO RODAS 746
A edição 746 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade