Ford explica como imprime partes em 3D para seus protótipos
Volante esportivo do novo GT foi criado em poucas horas
A Ford disponibilizou um vídeo em que mostra ao público geral como tem utilizado a tecnologia de impressão em 3D para desenvolver peças para seus protótipos. De acordo com a montadora, este tipo de dispositivo tem colaborado para agilizar os testes de itens que poderão ser utilizados nas versões de produção de seus veículos, com destaque para o novo GT e para o Mondeo Vignale.
O tempo de impressão é bastante curto (poucas horas), o que permite repetidos testes por parte da Ford, até que seja encontrado o ponto ideal da peça. Foi o caso, por exemplo, do volante esportivo multifuncional do GT, inspirado naqueles utilizados nos carros de Fórmula 1, bem como as borboletas para troca de marchas.
No caso do Mondeo Vignale, voltado para o alto luxo, a Ford aproveitou a tecnologia de impressão 3D para criar a grade frontal hexagonal, com moldura em alumínio e acabamento metálico escurecido, e a grade inferior com barras cromadas. O mesmo ocorreu com as rodas de liga-leve de 19 polegadas e com as ponteiras de escapamento cromadas e acabamento em alumínio.
Até o momento, a Ford já imprimiu mais de 500 mil peças em 3D – leve em conta que a primeira máquina destinada a esse tipo de processo foi adquirida pela montadora em 1988 e foi a terceira produzida em todo o mundo. Atualmente, as peças criadas tem um custo estimado em mil euros, relativamente baixo para uma companhia automotiva desse porte.
Confira o vídeo abaixo:
https://youtube.com/watch?v=RoSEv5kinQA
VEJA MAIS- Imprima seu Ford favorito em 3D- Acredite: este carro foi impresso em 3D