Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fora da Europa em 2015, GM mantém patrocínio a Manchester United

Empresa diz que acordo mira países emergentes em vez dos europeus

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 13h01 - Publicado em 24 jan 2014, 13h16
mercado

A decisão da General Motors de encerrar as atividades da marca Chevrolet na Europa em 2015 criou uma dúvida entre os especialistas em marketing esportivo. Afinal, a empresa havia assinado em 2012 o maior contrato de patrocínio com o Manchester United Football Club, um dos maiores e mais tradicionais times da Europa. Qual seria o sentido do clube britânico jogar com o logotipo de uma empresa inexistente em todo o continente?

A GM garante que o acordo entra em vigor a partir de 2014/15. As cláusulas do contrato preveem que ele será o maior do gênero na Europa, com o clube inglês ganhando quase 90 milhões de reais por ano pelas próximas sete temporadas. Diante das cifras astronômicas, vários especialistas em patrocínio esportivo questionam se a empresa não teria errado ao inflacionar os valores, já sabendo que a Chevrolet deixaria a Europa em breve.

“Não classificaria o acordo como um mau negócio, mas se pudéssemos voltar no tempo, principalmente sabendo que a Chevrolet não terá investimentos em marketing no futuro, você fecharia o acordo por estes valores? A resposta é claramente não”, declarou Jim Andrews, vice-presidente sênior da IEG, uma empresa de publicidade e relações públicas especializada em acordos de patrocínio. As declarações foram reproduzidas pelo site Car Scoops.

Continua após a publicidade

Aparentemente alheia à polêmica, a GM não vê problema algum em estampar a gravatinha dourada da Chevrolet em um mercado onde ela não atuará mais. A empresa acredita que a popularidade do United pelo mundo, especialmente em mercados emergentes fundamentais para a Chevrolet (como a Ásia), compensará os valores pagos.

“Nós nunca fizemos isso (assinar o patrocínio) pensando na Europa. Só tomamos esta decisão porque o futebol é o esporte do mundo. Fizemos isso pensando nos mercados emergentes, especialmente China e Ásia”, assegurou Alan Batey, diretor global da GM América do Norte.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.