Fora da Europa em 2015, GM mantém patrocínio a Manchester United

Empresa diz que acordo mira países emergentes em vez dos europeus

mercado mercado

mercado (/)

A decisão da General Motors de encerrar as atividades da marca Chevrolet na Europa em 2015 criou uma dúvida entre os especialistas em marketing esportivo. Afinal, a empresa havia assinado em 2012 o maior contrato de patrocínio com o Manchester United Football Club, um dos maiores e mais tradicionais times da Europa. Qual seria o sentido do clube britânico jogar com o logotipo de uma empresa inexistente em todo o continente?

A GM garante que o acordo entra em vigor a partir de 2014/15. As cláusulas do contrato preveem que ele será o maior do gênero na Europa, com o clube inglês ganhando quase 90 milhões de reais por ano pelas próximas sete temporadas. Diante das cifras astronômicas, vários especialistas em patrocínio esportivo questionam se a empresa não teria errado ao inflacionar os valores, já sabendo que a Chevrolet deixaria a Europa em breve.

“Não classificaria o acordo como um mau negócio, mas se pudéssemos voltar no tempo, principalmente sabendo que a Chevrolet não terá investimentos em marketing no futuro, você fecharia o acordo por estes valores? A resposta é claramente não”, declarou Jim Andrews, vice-presidente sênior da IEG, uma empresa de publicidade e relações públicas especializada em acordos de patrocínio. As declarações foram reproduzidas pelo site Car Scoops.

Aparentemente alheia à polêmica, a GM não vê problema algum em estampar a gravatinha dourada da Chevrolet em um mercado onde ela não atuará mais. A empresa acredita que a popularidade do United pelo mundo, especialmente em mercados emergentes fundamentais para a Chevrolet (como a Ásia), compensará os valores pagos.

“Nós nunca fizemos isso (assinar o patrocínio) pensando na Europa. Só tomamos esta decisão porque o futebol é o esporte do mundo. Fizemos isso pensando nos mercados emergentes, especialmente China e Ásia”, assegurou Alan Batey, diretor global da GM América do Norte.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s