Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Flagra: como será o novo Renault Duster nacional por fora e por dentro

Segunda geração do SUV - ou seria uma reestilização profunda? - será lançada no começo de 2020 com motor turbo (e certa dose de atraso)

Por Leonardo Felix
Atualizado em 11 jul 2019, 07h00 - Publicado em 11 jul 2019, 07h00
Novo Duster passeia quase pelado por Curitiba. Repare que as rodas são inéditas (Eduardo Skrock/Quatro Rodas)

A segunda geração do Renault Duster tardou um bocado, mas não falhará em chegar ao Brasil.

Eduardo Skrock, leitor de QUATRO RODAS e morador de Curitiba (PR), região metropolitana onde está localizada a fábrica da marca francesa – o complexo fica em São José dos Pinhais -, flagrou um protótipo rodando quase sem camuflagem pela capital paranaense.

Duster brasileiro terá grade diferente do Dacia Duster europeu (Eduardo Skrock/Quatro Rodas)

As imagens denunciam que o SUV está pronto para ganhar as ruas. E, conforme apurado por QUATRO RODAS junto a fornecedores, o lançamento acontecerá no primeiro semestre de 2020.

Continua após a publicidade

Skrock conseguiu fazer fotos de frente, de traseira e também de alguns detalhes internos do modelo.

Assim será a frente do nosso novo Duster (Divulgação/Renault)

A dianteira, obviamente, terá uma grade diferente em relação ao novo Dacia Duster europeu, alinhando o visual à atual identidade da Renault. Isso também forçará mudanças nos contornos superiores e vincos do para-choque.

O formato de faróis é igual, embora haja possíveis diferenças nos arranjos internos das luzes halógenas.

Continua após a publicidade

Já a traseira será idêntica à do modelo que recebe a insígnia da marca de baixo custo romena, incluindo lanternas com uma pegada “quadradinha” que parecem bastante inspiradas no Jeep Renegade.

A tração 4x4 continuará disponível como opcional no modelo nacional
Lanternas têm clara inspiração no Jeep Renegade (Divulgação/Renault)

É uma nova geração ou não é?

Esta é a grande discussão que permeará o lançamento do novo Duster. A julgar pelo fato de que o SUV manterá a antiga plataforma B0 e quase não sofrerá alterações de dimensões, a resposta seria não.

Na Europa, o Duster ganhou 0,5 cm de comprimento e 1 cm de altura, perdendo 0,2 cm de largura. A distância entre os eixos, porém, fica estagnada nos mesmos 2,67 metros de outrora.

Continua após a publicidade

Por outro lado, há muitas outras atualizações de carroceria: os moldes de praticamente todas as estampas diferem total ou parcialmente. O capô é mais elevado e arredondado.

Esta imagem mostra bem como o capô é mais alto e a coluna A, mais inclinada (Eduardo Skrock/Quatro Rodas)

A coluna A é mais inclinada, mudança estrutural importante, o que também levou à adoção de um novo desenho para as portas dianteiras.

A linha de cintura passará a ser ascendente e os vincos laterais acompanharão de maneira mais clara os contornos de portas e para-lamas. Até as soleiras são novas.

Continua após a publicidade
Aqui podemos ver como o novo Duster terá painel e volante iguais aos do modelo europeu (Eduardo Skrock/Quatro Rodas)

Entretanto, a tampa do porta-malas talvez seja a área que mais recebeu modificações: seus vincos delineiam as lanternas e sua faixa superior é proeminente em relação ao nicho de placa.

Por dentro, painel, volante e guarnições também são inteiramente novos.

Assim (ou quase assim) será o interior do novo Duster brasileiro (Divulgação/Renault)

A motorização receberá outro incremento importante: segundo o site Autos Segredos, o atual motor 2.0 quatro-cilindros naturalmente aspirado de 148 cv será substituído por um 1.3 turbo flex da família TCe, também tetracilindro, porém com injeção direta e potência na casa de 170 cv. Ele virá aliado a câmbio tipo CVT.

Nas versões mais baratas, o Duster manterá o atual 1.6 SCe de 120 cv com etanol, em opções manual ou automática continuamente variável.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.