Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fiat Strada Volcano: 44 fotos detalham a substituta da Strada Adventure

Fotógrafo Fernando Pires clicou todos os detalhes da versão Volcano da nova geração da picape da Fiat. Configuração deve custar R$ 85.000

Por Renan Bandeira
15 abr 2020, 07h00

A picape mais vendida do Brasil está de cara nova. Mais de 20 anos depois de sua estreia no mercado nacional, a Fiat Strada ganhou sua segunda geração.

QUATRO RODAS já mostrou os detalhes da versão de entrada, Endurance, e agora disponibiliza as imagens com tudo sobre a topo de linha, Volcano.

Esta versão será a mais completa da picape compacta em sua linha 2020. Ela será vendida apenas na configuração cabine dupla – que é inédita no segmento – e deve custar cerca de R$ 85.000.

A Strada também lança a central multimídia que realiza o espelhamento sem fio de celulares e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Além disso, o veículo traz: controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e luzes de condução diurna – todos de série em todas as versões.

Continua após a publicidade

A picape ganhou o motor 1.3 Firefly do Argo, que gera 109/101 cv e 14,2/13,7 kgfm de torque, aposentando o E.torQ de 132/130 e 18,9/18,4 kgfm.

Testada, a versão apresentou perda na prova de aceleração. Com a nova motorização, a Volcano acelera de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos, contra 12,3 segundos do antigo propulsor 1.8.

Em compensação, o consumo melhorou consideravelmente. A picape que tinha médias de 9,1 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada, agora registrou as marcas de 12,9 km/l e 17 km/l, respectivamente.

QUATRO RODAS selecionou 44 fotos para mostrar todos os detalhes da versão Volcano da nova Fiat Strada. Confira:

Nova frente lembra a do Fiat Mobi, modelo usado como base para a nova geração da Strada (Fernando Pires/Quatro Rodas)
O desenho do conjunto óptico é igual ao do Mobi, mas quase todo o conjunto é de led. Só a luz de seta, localizada abaixo, é halógena (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Na versão Volcano, os canhões de luz baixa e alta são de led (Fernando Pires/Quatro Rodas)
O modelo terá luzes de condução diurna de série em todas as versões (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Modelo carrega antigo emblema da Fiat na grade dianteira. Ele é pintado nas cores da bandeira da Itália, país de origem da marca (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Dimensões: comprimento, 448 cm; largura, 173,2 cm; altura, 159,5 cm; entre-eixos, 273,7 cm; altura livre do solo, 23,2 cm; tanque de combustível, 55 litros (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Os pneus são 205/60 com rodas de 15 polegadas e quatro parafusos de fixação. A picape pesa 1.174 kg (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Detalhe lateral pode ser visto em todas as versões e lembra uma entrada de ar. Ficam localizadas antes do início da porta e ajudam a alinhar os vincos de para-lamas e portas laterais dianteiras, visto que estas são herdadas do Mobi (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Os retrovisores vêm do Argo e são elétricos, com seta e capa protetora na cor da carroceria. Caixas de roda têm apliques em plástico preto, assim como a coluna B da picape e o friso lateral – que fica na parte inferior da porta. Maçanetas são da cor do veículo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Versão cabine dupla com quatro portas é inédita no segmento. Modelo chega com capota para caçamba e barras horizontais de teto emendadas ao santantônio (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Diferentemente da Toro, que tem abertura dupla, porta traseira da Strada tem peça única e de abertura simples, mas amortecida. Barras cruzam a caçamba para apoiar a capota (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Caçamba traz abertura convencional e é revestida. Dimensões para cabine dupla: superfície, 1,31 m2; comprimento 117,8 cm; largura máxima 131 cm; vão entre rodas, 105,9 cm; altura 60,6 cm. Volume: 844 litros (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Lanternas traseiras são uma releitura muito fiel do desenho visto na irmã maior Toro (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Assinatura com nome do modelo é diferente da antiga geração da Strada. Agora, é mais arredondada, saltada e prateada (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Cópia da Toro, lantenas invadem as laterais da carroceria (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Lanterna é escurecida, mas toda a iluminação é convencional (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Maçaneta de abertura da porta é do tipo simples. Assinatura com o nome Fiat já vinha sendo usado na traseira de outros modelos da marca (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Câmera de estacionamento fica localizada ao lado da abertura da porta traseira (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Portas dianteiras possuem alto falante. Porta esquerda deixa motorista no comando de todos os vidros do veículo – que são elétricos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Interior é simples e carregado de plástico rígido preto (Fernando Pires/Quatro Rodas)
O Volante, herdado de Uno e Mobi, é multifuncional e tem detalhes em black piano, mas sua base é levemente achatada (Fernando Pires/Quatro Rodas)
O emblema do volante é preto igual aos dos cubos de roda. Detalhe está presente em todas as versões da Strada (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Volante é de couro e costura vem na mesma cor do interior do veículo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Painel de instrumentos é analógico e tem conta-giros, velocímetro e medidor de combustível. Demais informações estão no display digital no centro (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Diferente das outras configurações, a Volcano já conta com display digital de 3,5 polegadas de série (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Display digital mostra dados como: consumo, temperatura, distância percorrida, etc (Fernando Pires/Quatro Rodas)
No lado direito do volante estão os comandos referentes a comando de voz e músicas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Já no lado esquerdo podem ser encontrados os botões para chamada e troca de telas do computador de bordo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
A central multimídia é nova e está disponível apenas na Strada – até agora. É compatível com Apple CarPlay e Android Auto (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Espelhamento de celulares na central multimídia pode ser feito sem cabo, mas não há carregador por indução (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Botões físicos estão localizados na parte superior do painel, acima do alojamento da central de entretenimento (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Ar-condicionado vem de série, mas é sempre manual, inclusive na versão de topo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Diferente das versões mais básicas, a Volcano possui bancos com tecido texturizado, cheio de faixas em baixo relevo (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Bancos mesclam tecido comum com partes em couro (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Internamente o veículo também carrega o antigo emblema nas cores da Itália. Desta vez, os quatro riscos se tornaram a etiqueta dos bancos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Freio de mão é mecânico. Segunda fileira tem acesso a uma porta USB e a um porta-copos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Na versão Volcano, costura de união entre os tecidos do banco é pespontada e na cor branca (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Tapetes são personalizados com o nome da versão (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Câmbio é manual de 5 marchas em todas as versões. Manopla conta com detalhes em preto piano, igual ao volante (Fernando Pires/Quatro Rodas)
À frente da alavanca de câmbio estão localizados a porta USB, a entrada para cabo auxiliar, uma tomada 12V e dois porta-copos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Portas traseiras possuem alto falantes, mas veja como o porta-copos tira espaço para as pernas do ocupante central (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Banco traseiro tem apoios de cabeça e cintos três-pontos de série para todos os ocupantes em todas as versões (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cil., 1.332 cm³, 8V, 70 x 86,5 mm, 109/101 cv a 6.250/6.000 rpm, 14,2/13,7 kgfm a 3.500/3.500 rpm (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de abril da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.